René Girard, treinador do Lille, surgiu na sala de imprensa do FC Porto com boa disposição mas sem atirar a toalha ao chão. O experiente técnico, aliás, deixou sempre no ar uma ideia de confiança, acreditando numa reviravolta na eliminatória.

«Não viemos cá para passar o tempo. Disse que o FC Porto era favorito antes da eliminatória entretanto perdemos em casa mas vamos lutar. Sabemos que a parte financeira, o orçamento, é bem mais importante para o Porto do que para o Lille, mas as nossas férias acabaram e viemos cá para discutir a eliminatória», avisou Girard, que foi campeão francês.

O treinador do Lille não poupa elogios ao adversário. «É uma equipa com matriz de jogo, uma capacidade técnica acima da média e jogadores de qualidade em todos os setores. É uma das boas equipas da Europa e isso acontece há vários anos. É uma equipa que perde jogadores mas que se reforça bem todos os anos, sobretudo no mercado brasileiro, e sabe fazer isso bem.»

«Sabemos o que temos de fazer. Sabemos que perdemos, mas temos de marcar agora, fazer um jogo sério e com determinação para ganhar e dar a volta à eliminatória. Não chega darmos cinquenta por cento, temos de dar o nosso máximo», salientou.

O Lille quer entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões, embora não tenha grande historial na competição: «É verdade que os clubes franceses não fizeram bons resultados na última Liga dos Campeões mas queremos vencer, naturalmente. Desportivamente, o Lille teria mais hipóteses na Liga Europa, pelo valor das equipas na Champions, mas claro que o nosso objetivo é vencer e entrar na Liga dos Campeões.»

Na primeira mão, o FC Porto garantiu uma vantagem importante e René Girard não esquece as falhas da sua equipa. «Por experiência, a Europa é outra dimensão, outra intensidade em relação ao campeonato. O FC Porto esteve melhor no primeiro jogo mas em número de ocasiões não foi superior. Os erros pagam-se caro. É importante estar concentrado e evitar as falhas», avisou.

«Penso que a vitória frente ao Lorient neste fim-de-semana foi importante, temos agora mais confiança. Penso que a visão dos adeptos e dos jornalistas também mudou, mas não achei que fosse uma catástrofe o jogo com o FC Porto e também não está agora tudo bem por termos vencido o Lorient», disse o técnico.

Rony Lopes não jogou de início frente ao FC Porto em França. Será diferente agora? «Rony é um jovem, que a pouco a pouco se vai impor, mas não o queremos apressar. Veremos amanhã se vai jogar ou não.»

«Podemos fazer alguma coisa interessante amanhã. Ainda não perdemos nada, perdemos apenas um jogo. Temos de acreditar», concluiu Girard. À atenção do FC Porto.