Siga o Portugal-Suécia Ao Vivo

E pronto, cá vamos outra vez. Portugal começa a jogar nesta sexta-feira o seu terceiro play-off consecutivo pela fase final de uma grande competição, depois de não conseguir o apuramento direto. Sinal das dificuldades da seleção nos últimos anos, em contraste com o início do milénio, que nos habituou a ver como normal o nome de Portugal entre os grandes. Apesar da menor segurança recente, esse ciclo ainda não foi quebrado. São sete presenças seguidas desde 2000: só Alemanha, Espanha, Itália e França conseguiram igual. Serão oito, portanto, se a seleção passar a Suécia.

Nos dois play-offs anteriores, para o Mundial 2010 e para o Euro 2012, calhou a Bósnia e a seleção passou. Agora o adversário é bem diferente. E as circunstâncias necessariamente também. Segue-se a Suécia, com a primeira mão no Estádio da Luz, que estará lotado.

Este será um duelo entre duas das estrelas maiores do futebol mundial, Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic, um das quais irá ficar fora do Mundial 2014. Mas, embora se tenha falado tanto deles e centrado a conversa neles, terá de ser muito mais que isso.

Portugal terá de apelar à concentração e ao foco que faltou várias vezes ao longo da qualificação para compensar algumas limitações que não tem conseguido esconder, frente a uma Suécia que faz da persistência e da insistência a sua força. Terá de ser, portanto, um jogo entre duas equipas, cada uma delas com um jogador fora de série que pode desequilibrar. Tendencialmente, mais Ibra na Suécia do que Cristiano Ronaldo em Portugal.

Momento

Portugal: Paulo Bento tem os 24 convocados disponíveis. Fábio Coentrão e João Pereira parecem recuperados das lesões com que chegaram, Miguel Veloso gerou dúvidas na quinta-feira mas treinou normalmente na manhã desta sexta-feira. Há algumas interrogações quanto ao momento de forma de alguns jogadores, entre todos Raul Meireles, que saiu da última convocatória por lesão e está afastado dos relvados há mês e meio.

Depois de duas vitórias no arranque, a derrota na Rússia e o empate com a Irlanda do Norte na dupla jornada que se seguiu começaram a levantar questões. Veio depois o empate com Israel, ainda assim evitando a derrota sobre o apito final, e Portugal chegou a meio da qualificação com mais dúvidas que certezas. Tanto ou mais que os resultados, foram as exibições pouco convincentes que lançaram sombras sobre esta seleção. A Luz começará a dizer-nos se ainda conseguirá dar a volta por cima.

Suécia: Chega a Portugal com uma baixa relevante, a do avançado Tobias Hysen, mas tem Ibrahimovic. A condição física do avançado do PSG alimentou algumas dúvidas nas últimas semanas, mas ele aí está.

A Suécia chega depois de uma campanha de qualificação irregular. Teve momentos épicos, como o empate 4-4 na Alemanha, em que chegou a estar a perder 0-4. É um bom resumo desta Suécia, que concedeu facilidades suficiente à «Mannschaft» para construir uma goleada, mas não desistiu, nunca desiste.

Discurso direto

Paulo Bento«Ibrahimovic é um grande jogador, está também a atravessar um momento de forma extraordinário no seu clube. Para parar um jogador desta qualidade temos de fazer um trabalho de equipa, não nos preocupar só com uma individualidade e tentarmos parar a equipa que o serve. Temos de levar o jogo para a forma onde nos sentimos o mais cómodos possível e onde possamos jogar o nosso futebol. É um jogo entre duas equipas que tentaram fazer melhor e em que cada uma têm um jogador de grande qualidade. Vamos tentar condicionar o jogo da Suécia de forma a que os companheiros não possam servir Ibrahimovic e vamos tentar que potenciar o nosso futebol de forma a que as nossas individualidades possam ter um impacto no jogo.»

Erik Hamren«Portugal é favorito por causa do ranking, é a equipa presente nos play-offs com melhor ranking.Mas é favorita também por ser uma equipa de classe mundial. Não é tão sólida como a Alemanha, por exemplo, mas quando joga a top, é uma equipa de classe mundial e por isso é favorito. Estamos a apostar tudo no play-off, acreditamos muito no que fazemos, acreditamos nas nossas potencialidades. Portugal é favorito, obviamente, mas tenho um excelente pressentimento para amanhã.»

Histórico de confrontos

As duas seleções defrontaram-se 15 vezes e Portugal apenas venceu três. Nenhuma delas em casa, curiosamente. E apenas duas em jogos oficiais. Foram em 1984 e em 1987, ambas por 1-0 e decididas com golos de Fernando Gomes. Pode recordá-las aqui. A terceira vitória aconteceu em outubro de 2002, num particular que a seleção nacional venceu por 3-2 com golos de Sérgio Conceição, Romeu e Rui Costa.

Houve de resto seis empates e seis vitórias da Suécia, mas Portugal tem vindo a equilibrar as coisas. A última derrota aconteceu há exatamente 29 anos. Foi em Alvalade, na qualificação para o Mundial 1986, e a Suécia venceu por 3-1. Desde então houve duas vitórias portuguesas, mas o resultado mais frequente é o empate, que aconteceu por cinco vezes

Equipas prováveis

Portugal



Suécia