Vamos diretamente à resposta pedida pelo título? Sim, é legal. 

Quem viu o Milan-Benfica de domingo terá ficado surpreendido com o pontapé de baliza criado por Vlachodimos e Rúben Dias. O guarda-redes levantou ligeiramente a bola e Rúben atrasou de cabeça para as luvas do grego. 

No recomeço da segunda parte, o árbitro foi falar com Vlachodimos e surgiram logo versões a colocar em causa a legalidade deste pontapé de baliza. Mas não, o Maisfutebol pode assegurar que nada de ilegal há na jogada. 

Como se pode ler no ponto 16 das Leis de Jogo, atualizado há poucos meses, a bola passa a estar em jogo após um pontapé de baliza «quando for pontapeada e claramente se mova». Na versão anterior, lia-se que a bola estaria em jogo «logo que saia da área de penálti». 

Foi apenas isto que mudou. Ou seja, Vlachodimos e Rúben Dias não fizeram nada que esteja contemplado como ilegal na lei de jogo. 

Duarte Gomes, antigo árbitro internacional, refere numa rede social que esta é uma forma «inteligente» de contornar o espírito da regra e que no futuro poderá ser revista pelo IFAB. Na nova época, insistimos, é um movimento válido.  

VÍDEO: