A Coreia do Norte voltou a propor à Coreia do Sul o possível envio de equipas conjuntas para eventos internacionais, tendo já em perspectiva os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, anunciou esta quinta-feira o Governo da Coreia do Sul.
Uma possibilidade que já tinha sido estudada pelos dois países vizinhos, mas que volta à ribalta pela primeira vez depois do controverso teste nuclear realizado pela Coreia do Norte a 9 de Outubro passado.
Segundo anuncia o Ministério de Unificação sul-coreano, o presidente do Comité Olímpico da Coreia do Norte, Mun Jae-duk, enviou uma carta ao seu homólogo da Coreia do Sul, Kim Jung-kil, com uma proposta para o início de conversações para a formação de uma equipa unificada para os Jogos Olímpicos de Pequim.
Em cima da mesa está a possibilidade das delegações dos dois países, separados pela guerra de 1950/53, desfilarem sob a mesma bandeira na abertura e no encerramento dos Jogos Asiáticos, pr0020evistos para Dezembro próximo, em Doha.
Apesar da opinião pública hostil depois do teste nuclear de Pyongyang, Seoul estuda a proposta de forma optimista com o intuito de amenizar as relações com o vizinho.