O jogo 100 de Iker Casillas como capitão da seleção espanhola dava aos campeões europeus em título a possibilidade de passaram para o primeiro posto do Grupo C de qualificação para o Euro 2016. A Espanha não falhou vencendo a Eslováquia, a anterior líder.

Espanha-Eslováquia, 2-0

Com menos três pontos do que os eslovacos à entrada para esta sétima jornada, os espanhóis sabiam da importância de ganharem este jogo. Com este triunfo, Espanha e Eslováquia ainda ficam igualadas pontualmente, mas o triunfo deste sábado por 2-0 dá vantagem à «Roja», pois, em Zilina, a Eslováquia venceu 2-1.

A Espanha está a retomar o seu rumo de favorita a ganhar este grupo, mas Piqué continua a dividir ânimos entre os adeptos espanhóis. O jogador catalão que foi assobiado em representação da seleção espanhola já algumas vezes - por causa dos comentários sobre Cristiano Ronaldo e Kevin Roldán ou pelas frases mais nacionalistas pró-Catalunha - voltou a ficar com as orelhas a arder. Pelo menos em parte.

Segundo conta o jornal «Marca», o Estádio Carlos Tartiere, em Oviedo, dividiu-se entre os que apuparam Piqué e os que o apoiaram. Quando o defesa do Barcelona tocava na bola, uma fação dos adeptos prontificava-se a fazer ouvir os assobios. Mas o jogador passou também a ter outra parte de adeptos que contrariavam essa tendência aplaudindo-o.

Nos outros jogos deste sábado do Grupo C, além da vitória do Luxemburgo sobre a Macedónia, e a Ucrânia garantiu que a luta pelo apuramento direto ou a consolação de ir ao play-off vai ser feita a três seleções.

Os ucranianos venceram a Bielorrússia por 3-1 e afastaram definitivamente os seus vizinhos das contas do apuramento para o Euro 2016.

Fase de qualificação para o Euro 2016: jogos e classificações