Paulo Bento explicou a chamada de Ricardo Quaresma e Ventura para o particular de dia 9, em Genebra, frente à Argentina.

Bento chama Ventura e Quaresma, Liedson de fora

«Os critérios são os mesmos que definimos desde o início, desde o dia da apresentação, e vamos segui-los seguramente até ao fim. Quaresma chega pela primeira vez no nosso trajecto porque nas anteriores convocatórias, especialmente na primeira, lesionou-se na véspera da chamada. É um jogador potencialmente seleccionável, tem talento, encontra-se num bom momento, joga frequentemente e por isso não acho que se possa considerar uma surpresa», explicou o seleccionador nacional.

Bento não teme duelo Ronaldo-Messi: «Isso é para os adeptos»

A convocatória do guarda-redes do Portimonense Hugo Ventura é outro destaque na lista para o amigável. O critério continua a ser o de enquadrar jogadores que sejam titulares nos seus clubes: «No que diz respeito ao Ventura, neste curto percurso tentamos ter dois guarda-redes que joguem assiduamente, no caso o Eduardo e o Rui Patrício. Procuramos outro guarda-redes, dentro do mesmo critério, para que integre esse leque de guarda-redes, e o Ventura tem jogado regularmente, tem experiência de primeira divisão, trajecto de selecção jovem. Para este jogo temos os três jogadores que servem melhor os interesses da Selecção.»

Já a ausência de Pepe foi justificada pelo actual momento do defesa, que se prepara para voltar à competição pelo Real Madrid depois de mais um período ausente devido a lesão. Paulo Bento entendeu não haver necessidade de arriscar a recuperação do jogador.

«Tem a ver com uma paragem que ocorreu no início de Janeiro e de só agora ter regressado aos treinos. Fomos acompanhando a sua evolução e, após ausência prolongada, não queremos correr riscos. E tendo em conta que pode voltar a jogar no domingo [pelo Real Madrid], o tempo de recuperação é curto», explicou.