As declarações do presidente da FIFA sobre racismo não param de motivar reacções. Depois de repudiar publicamente Joseph Blatter, o defesa do Manchester United Rio Ferdinand interpelou directamente o dirigente através do twitter. E este respondeu pela mesma via.

Blatter defendeu que as acusações de racismo deviam ser resolvidas com um aperto de mão no fim do jogo, a propósito de um tema que também dá que falar em Portugal.

«Joseph Blatter os seus comentários sobre o racismo são tão condescendentes como cómicos, Se os adeptos gritarem cânticos racistas, mas depois nos apertarem as mãos fica tudo bem?» disse Ferdinand na conta do twitter do presidente da FIFA.

O jogador, que viu o irmão Anton Ferdinand ser, alegadamente, vítima de racismo por parte de John Terry, prosseguiu: «A FIFA esclareceu os comentários de Blatter com uma fotografia dele a posar com um homem negro».

O presidente da FIFA, através da mesma rede social também respondeu directamente a Ferdinand dizendo: «O homem negro, como lhe chama, tem nome: Tokyo Sexwale. Fez um excelente trabalho contra o racismo e o apartheid em África »

O dirigente máximo da FIFA aproveitou esta troca de palavras para voltar a defender-se invocando as «várias actividades conjuntas de sensibilização na luta contra o racismo na África do Sul» realizadas por aquele organismo.