Reação muito dura. O Sport Clube do Porto considera «anedótica e desprestigiante» a reação de Godinho Lopes ao quinto lugar da dupla de remo Fraga/Mendes nos Jogos Olímpicos.

O emblema nortenho, onde os atletas competiram até ao presente ano antes de mudarem para Alvalade, critica a forma como o presidente dos leões se pretendeu apoderar de um resultado que não é seu. O presidente da federação de remo também não sai incólume.

«As declarações dos presidentes do Sporting [Godinho Lopes] e da federação [Rascão Marques], capitalizando os resultados dos atletas olímpicos Pedro Fraga e Nuno Mendes, são um aproveitamento descarado e muitíssimo pouco ético de um enorme esforço de terceiros, para o qual pouco ou nada contribuíram, ou que até dificultaram», defende o Sport Clube do Porto.

A coletividade presidida por Barros Vale ainda mantém um diferendo em tribunal com o Sporting, respeitante precisamente à polémica mudança de Pedro Fraga e Nuno Mendes para Alvalade.

«Não tendo o Sporting Clube de Portugal qualquer estrutura desportiva na modalidade de remo - nem barcos, nem treinadores, nem atletas, ou sequer remos - é completamente anedótico e até desprestigiante que venha agora reivindicar como sendo seu um resultado que não passa do esforço de um outro Clube, o Sport Club do Porto [clube pelo qual os atletas estão registados oficialmente no Comité Olímpico Internacional], e que durante oito anos tudo apostou naqueles valores nacionais».

Godinho Lopes dissera, em reação ao fantástico comportamento dos remadores, que o «resultado extraordinário» reforçava o ecletismo do Sporting.

São, no ponto de vista do Sport, palavras «despropositadas e infundadas».