Ricardo Costa chegou nesta temporada a Espanha, tal como o José Mourinho e Ricardo Carvalho, duas figuras do futebol que o central português bem conhece. Há um mês no Valencia, o central já encontrou semelhanças entre os ensinamentos do seu ex-treinador no F.C. Porto e os novos métodos que encontrou no clube espanhol. Em entrevista ao Maisfutebol, o ex-jogador do Boavista, F.C. Porto, Wolfsburgo e Lille mostra-se orgulhoso pela forte presença portuguesa em Espanha.

Quais foram as primeiras impressões dos métodos de trabalho do treinador Unai Emery?

«Os métodos são muito bons, é um trabalho muito completo. Trabalha bem tacticamente, faz análises das equipas adversárias, tem boas ideias, bons princípios, que estão ao nível dos melhores treinadores com que trabalhei.»

Já comparou o seu novo treinador com José Mourinho, por ser moderno e ter ideias novas...

«É um treinador com essas características. Comparei-o com o Mourinho porque também quer ganhar, tem métodos de trabalhos evoluídos. É lógico que o Mourinho tem títulos e, para mim, é o número um do mundo, mas os métodos podem comparar-se. Com o tempo é que se vai ver se Unai Emery é um treinador de top ou não.»

Conhece bem José Mourinho. Como vê a chegada do seu ex-treinador ao campeonato espanhol?

Corresponde a mais um grande português e um grande treinador que entra na liga espanhola, para demonstrar que o povo, os treinadores e os jogadores portugueses são muito bons. Também temos o Jesualdo [Ferreira] no Málaga e isso quer dizer que temos muita qualidade e que vimos reforçar o contingente português aqui em Espanha.

E há pouco tempo também chegou Ricardo Carvalho...

«É muito bom porque demonstra que os portugueses estão num dos melhores campeonatos. Só demonstra a grandeza da Liga.»