Pela Europa, pela defesa do quinto lugar. É isto, nada mais do que isto, aquilo que mobiliza atenções para este Rio Ave-V. Guimarães. Os de Vila do Conde tiraram férias antecipadas, premiadas pelo bom desempenho profissional, e estão agora já plenamente descansados. Podem subir alguns lugares na classificação, é verdade, mas nada que altere em demasia a predisposição dos homens de Carlos Brito.

No Vitória a conversa é outra. Há uma posição importante para defender, o tal quinto posto, e a consequente obrigatoriedade do ataque à Europa. O Sporting está cinco pontos à frente e o quarto lugar, nesta altura, parece inacessível aos minhotos. De qualquer forma, se a equipa treinada por Paulo Sérgio chegar à Liga Europa, ninguém lhe poderá atirar com qualquer típico de crítica.

Desde a chegada do futuro treinador do Sporting, os homens da Cidade-Berço encontraram o trilho certo e tornaram-se uma das mais atraentes equipas do campeonato. Em todo o caso, é bom não esquecer a perigosidade do pelotão de perseguidores: Nacional da Madeira (a três pontos), Marítimo e União de Leiria (a cinco).

A influência do Rio Ave nesta Liga

O grupo de trabalho de Carlos Brito desacelerou claramente há algumas semanas, é certo, embora seja de bom tom recordar que ainda pode ter grande influência na definição desta Liga. Isto porque na última jornada o Rio Ave vai jogar à Luz. Se o Benfica não conseguir assegurar o título já esta semana, os vilacondenses serão o derradeiro obstáculo a transpor. É bom não perder isso de vista.

Já o Vitória, após este jogo em Vila do Conde, acaba o campeonato com uma recepção ao Marítimo. Um dos conjuntos que ainda sonha com a qualificação europeia. E como o melhor é não adiar o que tem mesmo de ser feito, os vitorianos devem apostar na conquista do maior número de pontos possíveis em casa do Rio Ave.

Sobre a constituição das duas equipas, caso Carlos Brito não decida premiar o trabalho de elementos menos utilizados, elas não deverão fugir muito daquelas escolhidas nas últimas semanas.

Equipas prováveis:

RIO AVE: Carlos; Zé Gomes, Fábio Faria, Gaspar e Sílvio; Ricardo Chaves, Wires e Tarantini; Bruno Gama, Chidi e Sidnei.

Outros convocados: lista ainda não divulgada

V. GUIMARÃES: Nilson; Andrezinho, Lazzaretti, Valdomiro e Bruno Teles; Moreno, João Alves e Nuno Assis; Rui Miguel, Roberto e Desmarets.

Outros convocados: Serginho, Alex, Flávio Meireles, Renan, Fábio Felício, Custódio, Douglas e Jorge Gonçalves.