Parte com o Sporting no coração. Abandonou Alvalade no derradeiro dia de inscrições e em 2005/06 apenas realizou três jogos oficial pelos leões: Udinese (Itália), Belenenses e Marítimo. De forma inesperada a camisola 26 verde-e-branca deixou de ter Rochemback nas costas, sem que os adeptos tivessem tido tempo para se despedir dele. No arranque do campeonato em casa com o Belenenses nada fazia prever que seria a última vez do brasileiro.
Conquistou a massa associativa leonina, que tem na memória uma polémica substituição de Roca na época passada, onde alegadamente terá dito palavras menos próprias a José Peseiro. Este incidente nunca perturbou o carinho que os sportinguistas sempre lhe demonstraram. Foi eleito o quarto capitão de equipa para esta época, estatuto que pouco «saboreou».
No momento do «adeus» ao Sporting, Rochemback fala em entrevista ao Maisfutebol das polémicas no balneário, mais recentemente com Polga, na véspera da primeira jornada, e da vontade de em Maio comemorar o título de campeão português.
Que recordações leva dos adeptos do Sporting?
Sempre disse que tenho um carinho especial pelos adeptos do Sporting e vou sentir saudades da forma como eles vivem o clube e do apoio que sempre nos deram. Sinto tristeza por partir, mas teve de ser. O futebol é assim e agora, no momento da partida, não posso pensar nisso.
Como foi o seu relacionamento com José Peseiro?
Normal. Ele significou muito para mim, como todos os treinadores que tive. Com cada treinador com quem trabalhei aprendi sempre muitas coisas. Com Peseiro aprendi outra maneira de jogar. No Sporting cresci bastante em termos de mentalidade e de futebol.
E os problemas que existiram no balneário do Sporting com os jogadores brasileiros?
Eu nunca tive problemas. O balneário foi sempre unido e demo-nos sempre todos bem.
Mas recentemente Polga teve um desentendimento grave com José Peseiro e na época passada também existiram mais problemas.
Sim, existiu um problema com o Polga mas foi resolvido. Quando eu saí de lá estava tudo bem no balneário e que eu saiba continua tudo bem (risos). Espero que eles consigam conquistar o título de campeão. Tenho lá muitos amigos e quero que eles consigam ir o mais longe possível.
Espera voltar a Portugal no final da época para comemorar o título de campeão nacional pelo Sporting?
Claro (risos). Se for possível quero vir festejar o título de campeão com os meus amigos.