Há muita gente a fazer a comparação, mas não estamos habituados a quem sejam os próprios a fazê-la. Mas, em entrevista à CNN, Cristiano Ronaldo não hesita em dizer com todas as letras: «Sou melhor do que Messi».
«Há quem diga que eu sou melhor, há quem diga que ele é melhor. Mas neste momento, penso que sou eu», diz a rir o craque do Real Madrid, apesar de o «rival» ter sido o melhor marcador da liga espanhola, estabelecendo um novo recorde de 50 golos.
«Às vezes as comparações que fazem entre nós, cansam-me... a ele também, porque estão sempre a comparar-nos», confessou Ronaldo. «Não se pode comparar um Ferrari a um Porshe porque o motor é diferente. Não se pode comparar-nos. Ele faz coisas fantásticas no Barcelona, eu faço coisas fantásticas no Real».
Mas, apesar de tudo, Ronaldo admite que as comparações têm um lado bom. «Acho que nos puxamos um ao outro, por isso é que a competição é tão grande. E por isso é que o Real Madrid e o Barcelona são as melhores equipas do mundo, porque uns estimulam os outros, não sou só eu e o Messi».
Arrogante? «As pessoas não em conhecem»
Quanto ao facto de parecer sempre tão confiante [há mesmo quem lhe chame mesmo arrogante], Ronaldo admite: «Às vezes é preciso pôr uma máscara. Não podemos sorrir sempre para toda a gente. É impossível. Não consigo fazer isso».
«E também tem a ver com a minha personalidade. As pessoas não me conhecem e eu também faço de propósito. Não quero que toda a gente me conheça, só as pessoas mais próximas. Essas conhecem-me bem. Os outros, para ser sincero, não me importam».
«O ponto alto da carreira»
Ronaldo afirma que o ponto alto da carreira foi a vitória na liga espanhola. «Foi a primeira vez. Estou tão feliz porque este é o meu melhor momento em Madrid, o troféu mais importante. Em termos individuais foi excelente para mim, os golos que marquei, bater o meu recorde pessoal, chegar aos 100 pontos, o que também foi um recorde. Foi fenomenal», conta.
Ronaldo sobre a Champions: «Um dos piores dias da minha carreira»
«Acho que esta é a liga mais difícil do mundo e competir com o Barcelona como toda a gente sabe é muito complicado, mas nós ganhámos com nove pontos de distância. Por isso foi um ano espetacular».
«Mourinho é o melhor do mundo»
Questionado sobre mais uma comparação, desta vez entre Guardiola e José Mourinho, Ronaldo revela alguns segredos sobre o «Special One». «Em termos pessoais é um homem humilde, muito simples. Estamos sempre a rir e a contar piadas. Como treinador, é completamente diferente. É tão sério, tão profissional».
Ronaldo não tem dúvidas de que Mourinho é o melhor treinador do mundo. «Por isso é que ele ganha tantos títulos, porque é o melhor naquilo que faz: nas táticas, na relação com os jogadores, na motivação... Os títulos falam por si. Ele ganhou em todos os países por onde passou. Acho que ninguém... dois ou três treinadores conseguem isso em toda a vida, por isso temos que reconhecer o feito».