Rui Vitória apelou à união da família vitoriana em vésperas de um compromisso importante para o V. Guimarães, no domingo, frente ao Rio Ave. A equipa luta para sair do último lugar da tabela e só um triunfo interessa.

Acompanhe o encontro AO MINUTO

«Queremos muito ganhar. Sabemos que não vai ser fácil e, neste momento, as coisas têm que ser feitas mais com racionalidade do que com emoção. Não fugimos à realidade, mas não vale a pena pensar na vitória antes de a conquistarmos», afirmou o treinador do Vitória, na antevisão do encontro.

O clube soma apenas quatro pontos em oito jogos o que é manifestamente mau quando se parte com o objectivo de lutar pela Europa. Contudo, Rui Vitória pede aos adeptos que «saibam sofrer e ser tolerantes», para não dar «trunfos» ao adversário.

«Só nos resta um caminho, apesar da onda negativa: acreditar no que se está a fazer, ser persistente e trabalhar, que a qualidade vai ter que aparecer», atirou.

Rui Vitória desvalorizou, ainda, as declarações de Emílio Macedo, presidente do clube, que afirmou que as contas foram chumbadas devido ao mau momento desportivo.

«É uma pressão perfeitamente aceitável num clube desta dimensão. Temos consciência de que o nosso contributo pode ser importante no que é a vida do Vitória e tudo faremos para conseguir mudar. Mas racionalizando, senão entramos todos num turbilhão», avisou.

Em relação aos convocados para o duelo com o Rio Ave, Rui Vitória fez apenas uma alteração em relação à equipa que perdeu em Olhão (1-0): Toscano entra para o lugar de Renan.

O jogo com o Rio Ave está marcado para as 18 horas deste domingo.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Nilson e Douglas.

Defesas: Alex, Tony, João Paulo, N'Diaye e Bruno Teles.

Médios: Pedro Mendes, João Alves, El Adoua, Leonel Olímpio, Barrientos e Nuno Assis.

Avançados: Edgar, Soudani, Targino, Toscano e Faouzi.