A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa enviou uma carta à Liga Portuguesa de Futebol dando conta de que pretende «accionar todos os meios legais» contra o contrato de patrocínio do organismo. Recorde-se que a Liga oficializou, esta quinta-feira, um acordo de patrocínio do campeonato nacional e da Liga de Honra com a empresa de apostas desportivas na Internet Betandwin.com.
A reacção da Santa Casa surgiu de imediato. A instituição argumenta que jogar em jogos estrangeiros é ilegal em Portugal. Para além disso, recordou que só podem ser objecto de publicidade os jogos por si explorados, devido ao exclusivo conferido pelo Estado.
Comunicado
«No seguimento do comunicado dos Jogos Santa Casa emitido ontem no âmbito do contrato de patrocínio anunciado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, informamos que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa dirigiu uma carta à Liga Portuguesa de Futebol Profissional solicitando formal e expressamente, em defesa dos interesses do Estado, que se abstenha de imediato de se associar a qualquer forma de publicidade do anunciado patrocinador e necessariamente da actividade por este desenvolvida, por a mesma se revestir de manifesta ilegalidade.
Designadamente, deverá ser impedido por todos os meios a divulgação e publicitação do patrocinador e do seu sítio na Internet seja qual for o suporte ou forma de divulgação utilizada, sob pena de a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa se ver obrigada a accionar todos os meios legais (de natureza cível, criminal e administrativa) à disposição para reagir contra o referido contrato de patrocínio.
Será dado igualmente conhecimento desta carta ao Governo, à Federação Portuguesa de Futebol, aos Clubes e SAD's participantes das competições organizadas pela Liga.»