Gelsenkirchen é esta quarta-feira a cidade mais portuguesa da Alemanha. Uma das ruas do centro encontra-se fechada e o restaurante português «Vasco da Gama» é o ponto de encontro de muitos dos adeptos do F.C. Porto, que viajaram até à Alemanha para assistir à final da Liga dos Campeões.
Uma espécie de São João antecipado em terras alemãs com sardinha assada e garrafões de vinho verde, tudo com sabor lusitano. 500 quilos de sardinhas «viajaram» de Peniche até Gelsenkirchen para fazer as delicias dos adeptos dos dragões, que por 3,50 euros podem confortar o estômago com três sardinhas. Beber um copo de vinho verde de Felgueiras, custa 2 euros e são muitos os que formam fila para saborear estes produtos bem portugueses.
Os adeptos do F.C. Porto cruzam-se na rua com apoiantes do Mónaco, mas o azul-e-branco é bem mais vistoso que o vermelho dos monegascos. Música é que não há mas os portugueses vão-se animando com alguns cânticos de apoio à equipa de José Mourinho.
Quando a hora do jogo se aproximar o palco da festa será outro. Uma escola perto do estádio da final da Liga dos Campeões irá ser o ponto de concentração dos 11 mil portistas que viajaram desde a Invicta para ver, in loco, o histórico jogo com o Mónaco.