O jogo do Euro2020 entre Portugal e França, que juntou o atual campeão da Europa e o campeão do Mundo em título no relvado de Budapeste, foi o jogo mais visto do campeonato europeu e desde a final do Euro2016 «que não havia um programa na televisão portuguesa com audiências tão elevadas», segundo a Universal McCann.

Portugal empatou na quarta-feira com a França, 2-2, na terceira jornada da fase de grupos do Euro2020, o qual foi transmitido pela RTP1, garantindo o terceiro lugar do grupo e a passagem à fase seguinte.

«O jogo, qual montanha-russa de emoções, foi visto por mais de 5,1 milhões de portugueses, a que correspondeu uma audiência média de 3,461 milhões de telespetadores e um share de 69,3 por cento», refere a análise da Universal McCann, agência de meios do grupo Mediabrands.

«Desde a final do Euro2016 que não havia um programa na televisão portuguesa com audiências tão elevadas», salienta.

Assim, «a transmissão deste jogo subiu automaticamente para a primeira posição dos mais vistos no Euro2020, num ranking liderado pelos jogos de Portugal», refere a Universal McCann.

O jogo entre a Seleção Nacional portuguesa e a alemã foi o segundo mais visto do campeonato, com uma audiência média de 2,6 milhões, seguida da Hungria-Portugal, com 2,2 milhões.

«Se compararmos este último jogo da fase de grupos com os de competições anteriores, verifica-se que este reuniu mais telespetadores que nos campeonatos passados», prossegue a análise.

O jogo entre Portugal e França registou uma audiência média superior em mais 55 por cento face ao Hungria-Portugal e em 10 por cento versus o Irão-Portugal.

«Estes resultados demonstram que quando existe uma passagem à fase seguinte em causa, os portugueses respondem à chamada e colam-se à televisão para visionar os jogos decisivos», acrescenta.

«Os jogos da Seleção Nacional dominam o ranking de jogos mais vistos do Euro2020», sendo que, «em média, os três jogos da Seleção Nacional colaram à televisão 2,8 milhões telespetadores, superando assim a média dos jogos de Portugal na fase de grupos do Mundial 2018 e igualando as audiências durante a fase de grupos no Euro2016».

A fechar o top 5 dos mais vistos do Euro2020 está o empate a zeros entre Espanha e a Suécia e o jogo de abertura da competição que opôs a Itália à Turquia.

Por canais em sinal aberto, «a RTP1 alcançou o melhor resultado dos últimos anos, após ter registado um share de 25,8 por cento, mais 12,8 pontos percentuais face à última quarta-feira».

A RTP «já não observava um valor tão elevado desde o dia da final do Euro2016 (35,3 por cento)», salienta a análise.

Os canais de informação da SIC, TVI e RTP «também cresceram em share de audiências, tendo durante o dia várias emissões especiais relativas ao Euro2020».

Relativamente ao jogo entre Portugal e a França, «o interesse dos portugueses pelo jogo revelou uma tendência crescente ao longo da sua emissão».

O primeiro golo de grande penalidade marcado por Cristiano Ronaldo «deu um ligeiro impulso às audiências que foram crescendo até ao árbitro Mateu Lahoz apitar para o intervalo», prossegue.

Na segunda parte da disputa, «foi também após o segundo golo de Cristiano Ronaldo que as audiências voltaram a registar uma ligeira subida, mantendo-se estáveis até perto do apito final, altura em que se registou o pico máximo de audiências».

No apito final, «mais de quatro milhões de portugueses estavam colados à RTP1 para verem os festejos de Portugal».

Os produtos de ficção nacional da SIC e TVI «também estiveram em evidência num ranking onde os três canais generalistas dividiram os seus programas neste top, refere ainda a Universal McCann.