Habitual titular no Sporting desde a época passada, Gonçalo Inácio foi chamado por Fernando Santos à Seleção Nacional sem que nunca tivesse sido convocado para os sub-21.

Com o jogador de 20 anos, o eixo defensivo da equipa das quinas, que tem José Fonte e Pepe (ambos com 38 anos) é rejuvenescido e Fernando Santos lamentou que muitos jovens, ao contrário de Gonçalo Inácio, não sejam opções regulares nos clubes, situação fundamental para que tenham também eles oportunidades na Seleção A.

«Ao contrário da equipa de 2015 [n.d.r.: na caminhada para o Euro 2016], que tinha muitos jogadores que eram rapidamente titulares nas suas equipas, nesta equipa sub-21 infelizmente muitos deles não jogam sequer. É pena que não tenham essa continuidade, porque o manancial destes jogadores vem da formação, mas é muito consolidado no espaço dos sub-21», afirmou.

«Esta dificuldade que temos, também na equipa A mas menor, mas que as equipas têm no escalão abaixo, que não é bem o da formação, é que não tendo os jogadores continuidade nos clubes, os treinadores o que fazem? Escolhem, e bem, os que têm mais identificação connosco e com a equipa, os que estão há mais tempo juntos. Esse critério é fundamental para que, quando vamos abordar uma prova ou um jogo em que não temos tempo de treino, haja capacidade para fazermos as opções certas», vincou.

«Gonçalo Inácio? Tal como todos os jogadores convocados, estavam na lista dos 40 antes do Campeonato da Europa. (...) Este caso é particular: ainda não tinha lá chegado [aos sub-21], mas também pela sua idade e eu percebo isso muito bem», concluiu.