A selecção espanhola de basquetebol, que se sagrou campeã do mundo no passado domingo, conquistou o Prémio Príncipe das Astúrias do Desporto 2006, deixando para trás outras sete candidaturas finalistas, segundo informação do júri.
A equipa alcançou um feito histórico ao vencer o título mundial de basquetebol pela primeira vez e impôs-se a 29 candidatos ao prémio, donde se destacam o tenista norte-americano André Agassi e o futebolista francês Zinedine Zidane.
Espanha sucede assim ao piloto espanhol campeão mundial de Fórmula 1, Fernando Alonso, no triunfo do prestigiado prémio, que dá ao vencedor uma quantia de 50.000 euros, uma escultura criada por Joan Miro criada para o efeito, um diploma e uma insígnia.
O júri justificou a atribuição do prémio com o espírito de equipa e o conjunto de jogadores fundamentais. «Esta é a página mais brilhante da história do basquetebol espanhol, deu um exemplo de superação perante as dificuldades, de espírito de equipa. Esta extraordinária geração de jogadores, liderada por Pau Gasol e sob o comando técnico de Pepu Hernández, transmitiu ao mundo, e especialmente aos jovens, uma ilusão renovada para o fomento e cultivo do desporto».