Uma Selecção Nacional vai participar na competição de futebol nos Jogos da Lusofonia, que se realizam em Macau de 7 e 15 de Outubro. Em entrevista ao diário «Tribuna de Macau», Rui Caçador, responsável pelos sub-20, garantiu que «independentemente da data, distância e dos interesses dos clubes, Portugal apresentar-se-á em Macau devidamente preparado para ganhar o ouro».
Para o técnico nacional, a deslocação permitirá defrontar equipas de «grande nível como o Brasil e Angola» e fomentará a «união a outras selecções que precisam de apoios, tanto técnico como de organização futebolística» como Macau e Timor-Leste.
Rui Caçador espera, contudo, uma decisão da organização local do evento para decidir qual das equipas - sub-20 ou selecção olímpica - irá deslocar-se ao antigo território sob administração portuguesa.
O técnico defendeu ainda que Macau «será sempre a base logística portuguesa em qualquer digressão ao Oriente» e recordou as «condições excepcionais» oferecidas à Selecção em 2002 no estágio para o Mundial. Para Caçador, não foi a estada no território que prejudicou a equipa na competição, mas a «desvalorização em demasia» do valor dos adversários.