Uma procissão de crença, um verdadeiro auto de fé, na apresentação oficial à comunicação social do Sp. Braga versão 2006/07. De alma recheada da ambição, consequência dos brilhantes resultados das últimas épocas, e matriz bem definida, os responsáveis arsenalistas não fazem por menos e olham, ainda que de soslaio, para o título nacional. Um objectivo que querem encarar de frente, mas cuja assunção é travada pela natural inibição de um clube que nunca atingiu tal desiderato.
António Salvador, presidente do clube, pede sorte. Um ingrediente indispensável nas caminhadas que se desejam bem sucedidas. Diante de algumas dezenas de sócios, ávidos de palavras ambiciosas, o líder minhoto deixou algumas mensagens de esperança. «Vamos esperar que a fortuna esteja do nosso lado, já na primeira eliminatória da taça UEFA», pediu, garantindo que o primeiro objectivo «é alcançar a fase de grupos dessa prova».
Os adeptos do Braga aprenderam que o sonho comanda a vida. As temporadas recentes deram voz às suas ambições e é natural que desejem ainda mais para o emblema que os faz mover. E para ajudar o clube a voar ainda mais alto nos céus da Liga e das provas europeias, acreditam que Quim, ainda guarda-redes do Benfica, seria uma ajuda preciosa. Para já, contudo, António Salvador garante que a aquisição do internacional português não passar de uma hipótese.
«O Sp. Braga vai contratar um guarda-redes, mas vamos ter calma e paciência. Vamos optar por aquele que melhor financeiramente servir os interesses do nosso clube. O Quim é uma hipótese e, se o Benfica o dispensar¿ a situação simplifica-se. Vamos aguardar, sempre cientes de que somos rigorosos com os nossos vencimentos e temos que cumprir com as nossas obrigações.»
Certa parece estar a chegada de Irineu, defesa-central ligado ao Cruzeiro de Belo Horizonte mas que representava o Ipatinga. «Há um pré-acordo com o Cruzeiro para que o Irineu represente o Sp. Braga por empréstimo durante um ano, com opção de compra no final da temporada.» De resto, as indefinições no plantel começam a desvanecer-se. Cândido Costa, Sidney e Jaime foram dispensados, mas o coreano Kim, rotulado como transferível, pode mesmo integrar o plantel. «O Kim está a treinar e, por acaso, a treinar muito bem. Todos os que vocês viram trabalhar hoje, fazem parte do plantel.»
Maciel e Paíto unidos no sonho do título
Maciel e Paíto, cedidos respectivamente pelo F.C. Porto e Maiorca, ajudaram à festa. Depois do primeiro treino do ano, os jogadores foram apresentados à comunicação social e destacaram a ambição de levar o Sp. Braga ao pedestal do futebol português. «O título está no meu pensamento, como no de todos os meus companheiros. Pelo que vi até agora, é o que nós queremos e pelo que vamos lutar», anunciou Maciel.
Paíto foi mais longe e avisa não ter medo de assumir as suas ambições. «O Sp. Braga tem feito grandes campeonatos e este ano tem que tentar chegar ao primeiro ou ao segundo lugar para ir à Liga dos Campeões.»