Pode seguir a 29ª jornada AO VIVO no Maisfutebol. A partir das 19h horas, o Sp. Braga de Jorge Jesus luta pelo terceiro lugar do Benfica de Quique Flores. Em simultâneo, o Nacional recebe o Paços de Ferreira. Dois jogos para acompanhar através do Maisfutebol.
Duelo marcado por Jesus
Em condições normais o confronto entre o Sp. Braga e o Benfica já receberia honras do jogo grande da jornada. Pelo muito que se disse e se escreveu na última semana, adquire ainda maior importância. É um jogo claramente marcado pelo nome de Jesus. O técnico do Sp. Braga é cobiçado pelo Benfica e vai ter todos os holofotes centrados nele.
Mas há mais do que isso, claro. Há a luta pelo terceiro lugar, antes de tudo o resto. Um lugar que vale mais do que apenas uma posição no pódio. Vale alguma vantagem na próxima época, na nova Liga Europa. Pela simples razão de que o terceiro classificado entra em campo numa fase mais adiantada da prova, em relação a quarto e quinto.
Ora por isso, e numa altura em que as duas equipas estão separadas por quatro pontos, o Benfica pode garantir já uma melhor posição do que os bracarenses. Basta para tal não perder o jogo. Uma vitória, de resto, garante aos encarnados matematicamente o terceiro lugar. Independentemente do resultado do Nacional, na recepção ao P. Ferreira
Muitas ausências de parte a parte
O jogo fica também marcado pelas muitas ausências. No Benfica, por exemplo, Quique Flores não conta com Luisão, Aimar, Nuno Gomes e Suazo, todos por lesão, enquanto Reyes está de volta. Jorge Jesus está pior. Não tem Moisés, Paulo Jorge, Stélvio, Bruno Tiago, Vandinho, Jorginho, Meyong, Orlando Sá. Por isso chamou três juniores.
O treinador bracarense acredita mesmo assim na vitória. «Estou à espera de um Benfica forte, que sabe que vai defrontar um adversário também forte, que divide o jogo e que pode vencê-lo», passando ao ataque e tentando adivinhar o onze adversário: «Estou a ver, por exemplo, o Miguel Vítor como lateral e o Maxi Pereira como interior-direito».
Jesus recusou, de resto, falar do suposto interesse do Benfica, garantiu que a relação com António Salvador está tão boa como sempre foi e revelou que a única coisa que lhe interessa é vencer o jogo. «Temos 49 pontos e se conseguir mais seis alcanço um score que nenhum treinador conseguiu em Braga. Também corro atrás desse objectivo.»
Um carro avariado quase a chegar à meta
O Benfica, como já se disse, está a três pontos de garantir o terceiro lugar. Que acaba por ser o mínimo dos mínimos. Quique Flores diz que a equipa começou bem, mas fraquejou. «É muito doloroso, porque é como se tivesse um carro que avariou a cinco metros da meta. Nunca me tinha acontecido como treinador. É muito doloroso», referiu.
«Estamos no terceiro lugar e queremos manter essa posição. Temos um jogo importante e teremos de tentar enfrentar esse compromisso com a máxima seriedade», diz Quique, adiantando que «não há que temer o Braga. Pelo menos a história está do lado dele: 30 vitórias, 16 empates e 12 derrotas, embora a última vitória em Braga tenha cinco anos.
Equipas prováveis:
SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Rodriguez, André Leone e Evaldo; Filipe Oliveira; Alan, Luís Aguiar e César Peixoto; Rentería e Paulo César.
Outros convocados: Mário Felgueiras, Dani, Edimar, Frechaut, Mossoró, Januário, Zé Manel e Matheus.
BENFICA: Quim; Maxi Pereira, Sidnei, Miguel Vítor e David Luiz; Ruben Amorim, Katsouranis, Carlos Martins e Reyes; Cardozo e Di Maria.
Suplentes: Moreira, Jorge Ribeiro, Binya, Yebda, Mantorras, Urreta e Balboa.