O Sp. Braga recebe este domingo a U. Leiria (16 horas, Sporttv) num momento delicado: a formação de Domingos tem na quinta-feira seguinte aquele que pode ser o jogo mais importante da época, mas continua obrigado a ganhar os respectivos jogos. Isto se pretender terminar a Liga no pódio.

Até porque terminar no pódio não traz apenas prestígio, traz também benefícios: podia começar a próxima época quase um mês mais tarde. O que dá mais tempo e tranquilidade. Depois da vitória do Sporting sobre o Portimonense, o Braga caiu para quarto e ganhar ao Leiria é fundamental.

Domingos sabe-o melhor do que ninguém e não entende a data do jogo. «Pedimos com muita antecedência a antecipação deste jogo para não ficar entre a meia final, mas a verdade é que a U. Leiria não aceitou, lá teve as suas razões, mas considero que os seus argumentos não são válidos», disse.

Classificação da liga portuguesa

Mais do que isso, o treinador aproveitou para apontar o dedo. «Nestas situações o interesse nacional está em causa e devia pesar, mas só o Olhanense teve isso em conta, P. Ferreira, V. Guimarães e Leiria não tiveram. Se calhar, se fossem outros clubes a fazer os mesmos pedidos teriam tratamento diferente.»

Perante estes condicionalismos, Domingos garante que não vai descansar jogadores a pensar no jogo de quinta-feira. «Se prefiro o pódio ou a final da Liga Europa? Escolho os dois. Estamos a um passo de alcançar um êxito inédito na história, mas não vamos baixar os braços na luta pelo terceiro lugar.»

Nesse sentido, o treinador chamou vinte jogadores, fazendo regressar Paulo César, Ukra e Keita e mantendo todos os habituais titulares. Do outro lado surge uma U. Leiria que já se salvou da descida, também já não consegue chegar à Europa e por isso entra completamente tranquilo em campo.

Sem Panandètiguiri, castigado, e Pateiro, lesionado, o treinador Pedro Caixinha promoveu os regressos de Cepeda e Bruno Miguel aos convocados. De fora continuam Obradovic, Marco Soares, Zhang e NGal, todos eles com problemas físicos. O jogo no Municipal de Braga terá arbitragem de Bruno Paixão.

Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Artur Moraes; Miguel Garcia, Rodriguez, Kaká e Sílvio;

Vandinho; Alan, Mossoró e Hélder Barbosa; Ukra e Lima.

Suplentes: Marcos, Paulão, Elderson, Custódio, Hugo Viana, Salino, Meyong, Keita e Paulo César.

U. LEIRIA: Gottardi; Hugo Gomes, Bruno Miguel, Zé António e Patrick; Paulo Sérgio; Marcos Paulo, Leandro Lima e Ruben Brígido; Rodrigo Silva e João Silva.

Suplentes: Mika, Paulo Vinícius, Iturra, Diogo Amado, Cepeda, Caca e Fabrício.