A segunda melhor equipa da Superliga nos jogos realizados em casa vai receber a melhor equipa fora do seu terreno na 33.ª jornada do campeonato. Assim se vão apresentar Sporting e Benfica em Alvalade no próximo dia 2 de Maio em mais um derby entre os rivais de Lisboa (empatados pontualmente na tabela); desta vez, com a luta pelo segundo lugar da classificação (que dá acesso à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões) como objectivo máximo.
A jogar no novo José Alvalade desde o início da temporada, o Sporting conseguiu 44 pontos falhando quatro dos 48 possíveis, pois os leões empataram dois dos 16 jogos em casa vencendo os outros 14. Os empates do Sporting aconteceram à 10.ª jornada, com o Rio Ave (1-1), e já na segunda volta com o F.C. Porto, na ronda 20 (também por 1-1). Como curiosidade, regista-se que a melhor equipa em casa é a dos dragões com o pleno de 48 pontos em 16 vitórias.
Fora de casa, os já campeões nacionais são segundos, a três pontos da melhor equipa, o Benfica, com 34 pontos nos tais possíveis. Os encarnados conseguiram oito triunfos fora do seu terreno, empataram quatro vezes e perderam em duas ocasiões. A primeira derrota do clube da Luz fora de casa aconteceu ainda nas Antas, na quinta jornada, quando o F.C. Porto venceu por 2-0. O outro «desaire» encarnado registou-se já este ano, na Madeira, com uma derrota (2-3) em casa do Nacional, na 23.ª jornada.
No que respeita aos empates do Benfica, a equipa de José Antonio Camacho começou a perder pontos logo na primeira jornada, no Bessa, com um «nulo» frente ao Boavista. As outras igualdades foram acontecendo compassadamente, à nona, 17.ª e 29.ª jornadas, respectivamente, com Marítimo (1-1), U. Leiria (3-3) e Rio Ave (1-1).
Como curiosidade, registe-se que quer Sporting quer Benfica nunca perderam pontos esta época em dois jogos seguidos, respectivamente, como visitados e visitantes.
A última nota, também curiosa, mas significativa, prende-se com a relação entre golos marcados e sofridos, nestas prestações em casa e fora dela. O Sporting tem 30 golos marcados e seis sofridos em Alvalade, enquanto o Benfica marcou 32 e consentiu 13 fora do seu terreno. Regista-se assim que a equipa de José António Camacho marcou mais golos fora do seu terreno do que a de Fernando Santos obteve na sua casa, mesmo que os encarnados tenham sofrido 13 golos como visitantes e os leões terem apenas consentido seis no José Alvalade.