O Momento

Sporting: os dois empates e uma derrota em três jornadas, com apenas um golo marcado - em Alvalade vão defrontar-se os dois piores ataques da Liga -, dizem praticamente tudo. Os leões só conseguiram vencer uma vez, e foi o modesto Horsens na Liga Europa, chegando ao jogo de hoje com o Gil Vicente após um empate estéril frente ao Basileia em casa, na mesma competição. A partida surge como dramaticamente decisiva para Ricardo Sá Pinto, depois de todos os jornais desportivos terem apontado nos últimos dias um divórcio cada vez mais definitivo com a estrutura diretiva do clube.

Gil Vicente: três jogos, três empates a zero, um deles frente ao campeão FC Porto. O único resultado de que os minhotos se deverão lamentar por esta altura será certamente o nulo caseiro frente ao V. Setúbal. Como preocupação, Paulo Alves terá igualmente o facto de a sua equipa ainda não ter marcado qualquer golo, o que não será alheio à sangria que sofreu no ataque: saídas de Hugo Vieira e Zé Luís. No entanto, o denominador comum às exibições do Gil Vicente tem sido a forma organizada como encara os desafios.

Siga o jogo ao minuto

Ausências:

Sporting: Pereirinha lesionado; Schaars e Boulahrouz em dúvida.

Gil Vicente: Luan e Daniel, lesionados; César Peixoto, por opção.

Discurso direto:

Sá Pinto: ««Estou unicamente com o pensamento de ganhar o jogo amanhã. Acreditamos que esta fase menos positiva de resultados vai passar. Temos consciência de que vamos melhorar. Acredito que vamos ganhar e entrar no caminho das vitórias. A equipa precisa de ganhar como qualquer outra equipa. Precisa porque só vive para isso. Eu só tenho esse pensamento. Estar aqui é estar para ganhar. É o único cenario. A equipa precisa de ver reconhecido o seu esforço e qualidade. E vai ser reconhecido amanhã.»

Paulo Alves: «Teremos de pensar em nós e percebermos que para conquistar pontos teremos que ser uma equipa que se exceda em todos os níveis, seja rigorosa e solidária. Se existir alguma ansiedade do Sporting teremos que ser nós a dar o primeiro passo para a explorar.»

Histórico de confrontos:

Vantagem esmagadora dos leões em casa, como seria de esperar. O Sporting venceu 12 dos 15 jogos realizados em Alvalade para a Liga, empatou dois e perdeu apenas um. O único triunfo do Gil Vicente em Lisboa ocorreu em novembro de 2002 e teve o resultado de 0-3. O autor do terceiro golo dos minhotos foi precisamente o agora seu treinador, que também representou o rival de hoje enquanto futebolista. Depois dessa derrota, os lisboeta ganharam os quatro embates seguintes, o último por 6-1.Van Wolfswinkel, Diego Capel (2), Daniel Carriço e Bojinov (2) marcaram para os locais, Roberto para os visitantes.

Equipas prováveis:

SPORTING: Rui Patrício; Cédric, Xandão, Rojo e Pranjic; Elias e Gelson; Carrillo, Izmailov e Capel; Van Wolswinkel

Convocados não foram divulgados.

GIL VICENTE - Adriano; Daniel, Cláudio, Halisson e Luciano Amaral; André Cunha, Luís Manuel e Tiero; Pedro Pereira, Rafael Silva e Luís Carlos

Outros convocados: Lúcio; Éder, Sandro, Bruno Pinheiro, Pio, Djalma, Leonardo e Brito.