Uma comitiva do Real Cartagena chegou esta segunda-feira a Lisboa para assinar com o Sporting um protocolo de cooperação que já está delineado há algum tempo: o clube colombiano faz-se representar pelo presidente Rodrigo Rendon e por um vice-presidente.

Esta é a segunda vez que o Real Cartagena viaja até Lisboa, a primeira aconteceu em outubro, sendo que esta serve essencialmente para colocar preto no branco a parceria de cooperação.

O acordo situa-se ao nível da formação e prevê que o Sporting tenha acesso privilegiado aos talentos formados no Real Cartagena, ao mesmo tempo que se responsabiliza por aplicar no clube o modelo de formação que utiliza em Alcochete.

Ora desta forma o clube leonino ganha um parceiro privilegiado num mercado de talentos jovens em desenvolvimento e que tem dado ao futebol português talentos como Montero, Jackson, Falcao, James Rodriguez, Guarín e Quintero, por exemplo.

Em contrapartida, o Real Cartagena ganha o conhecimento e a experiência de uma das escolas mais reconhecidas a nível mundial na formação de jovens jogadores, ficando simultaneamente com uma porta ideal para a entrada de jovens jogadores no mercado europeu.

Nesse sentido, refira-se, a parceria vai começar a colher frutos em janeiro, quando chegar a Lisboa o jovem Alexis Escudero: trata-se de um médio defensivo de 18 anos, formado no Real Cartagena, internacional colombiano sub-18 e que já faz parte do plantel principal do clube da segunda divisão colombiana.

Alexis Escudero chega no início do próximo ano para começar a mostrar-se na equipa B leonina.

José Dominguez no Real Cartagena

Refira-se também que, no sentido contrário, José Dominguez já assinou contrato com o Real Cartagena: o antigo treinador do Sporting B vai ser o homem responsável por liderar a implementação do modelo de formação leonino no clube colombiano.

José Dominguez será também o treinador da equipa principal, liderando uma equipa técnica que conta ainda com os portugueses Daniel Gonçalves (antigo treinador das camadas jovens do Sporting que será o adjunto), Nuno Santos (antigo guarda-redes do V. Setúbal que será o treinador de guarda-redes) e Hugo Gonçalves (preparador-físico).