O diretor financeiro e secretário-geral adjunto da FIFA, o alemão Markus Kattner, vai gerir os assuntos correntes do organismo que rege o futebol mundial, na sequência da suspensão do francês Jérôme Valcke, noticia hoje a AFP.

«Será Markus Kattner que vai gerir os assuntos correntes, uma vez que é ele o secretário-geral adjunto», indicou um porta-voz da FIFA, organismo que, na quinta-feira, anunciou a suspensão imediata e a abertura de uma investigação por alegada conduta imprópria ao seu secretário-geral.

Kattner, que desempenha as funções de diretor financeiro da FIFA desde 2003, foi designado secretário-geral adjunto em 2007, na mesma altura em que Valcke se tornou secretário-geral do organismo.

A FIFA suspendeu o dirigente francês depois de ter tomado conhecimento de “uma série de denúncias envolvendo o secretário-geral”, que davam conta de um alegado benefício num acordo para a venda de bilhetes a preço inflacionado, solicitando uma investigação oficial ao Comité de Ética.

Entretanto, Gianni Infantino, secretário-geral da UEFA, comentou, citado pelo «L'Équipe», sobre a suspensão de Valcke: «Há um inquérito a correr, é prematuro dizer algo sobre isso, mas são episódios como esse que perturbam o futebol».