Os Estados Unidos e Panamá vão disputar no próximo domingo, em Chicago, a final da Gold Cup, depois de terem eliminado as Honduras e o campeão México, respetivamente.

Vencedor das últimas duas edições do campeonato da América do Norte, Central e Caraíbas, o México perdeu pela segunda vez na competição com o Panamá, agora por 2-1, depois de já ter sido derrotado na fase de grupos.

Com o antigo jogador do Belenenses Gabriel Gomez no onze, o Panamã adiantou-se no marcador aos 13 minutos, por Blas Perez. Luis Montes ainda empatou para os mexicanos, mas Román Torres garantiu a segunda final da história para o Panamá.

A outra final da história do Panamá, curiosamente, aconteceu em 2005 e foi também frente aos Estados Unidos: na altura, os norte americanos venceram. Este domingo há portanto uma repetição.

Esta quinta-feira, os Estados Unidos derrotaram as Honduras, por 3-1, num jogo em que o sportinguista Onyewu não foi opção. O avançado Landon Donovan em destaque, ao marcar dois dos três golos, Eddie Johnson fez o outro. Nery Medina reduziu para as Honduras e o selecionador norte-americano, o alemão Jurgen Klinsmann, foi expulso.