A Taça da Liga dos Campeões é um dos troféus mais desejados no futebol. Na verdade, também por culpa dos regulamentos actuais da UEFA, não é bem o troféu que treinadores, jogadores e dirigentes anseiam por levantar, mas o que realmente simboliza: a conquista de um lugar de honra no desporto-rei. Ou melhor, a coroação como melhor conjunto do continente. Actualmente, nenhum clube fica com a taça original, mas com uma réplica em tamanho real e aquele que a vencer por pelo menos cinco ocasiões no total ou três consecutivas recebe um emblema especial para colocar na manga esquerda do seu equipamento, o contorno de uma taça sobre um escudo oval.

No entanto, há clubes que conquistaram o direito a ter o troféu nos seus estádios porque as regras nem sempre foram as mesmas. A primeira Taça dos Clubes Campeões Europeus, conquistada em 1956, está hoje no museu do Real Madrid, no Santiago Bernabéu e tem um aspecto bastante diferente da actual.

Antes do início da época de 1966/67, a UEFA mudou as regras pela primeira vez e cada clube só levava o troféu para casa se repetisse o feito cinco vezes ou em três anos consecutivos. O Real Madrid, mais uma vez, cumpriu os requisitos e logo ambos: venceu seis vezes e cinco seguidas.

Um novo troféu foi encomendado ao joalheiro suíço Jürg Stadelmann e custou cerca de 6800 euros. Com 73,5 cm de altura e oito quilos de prata, demorou 15 dias a ser feito. Foi-lhe gravada a inscrição «Coupe des Clubs Champions Européens» e quatro clubes conseguiram garantir o direito de ter um original na sua posse: Ajax, Bayern Munique, Milan e Liverpool.

Hoje em dia, cada clube vencedor tem direito a uma réplica em tamanho real. Pode ainda ganhar um emblema que pode usar na manga esquerda dos seus equipamentos oficiais caso cumpra os critérios anteriores (cinco vitórias no total ou três consecutivas). Tem o contorno da taça sobre um escudo oval e é o emblema de honra da UEFA.

O nome do vencedor é gravado na réplica após o apito final e estará entregue ao capitão vitorioso 15 minutos depois do arranque da festa.