*Por Rita Pereira

A jogar em casa, o Varzim venceu por 2-1 a equipa do Estoril, em jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal. A equipa da Póvoa marcou os dois golos da vitória ainda na primeira parte e segue em frente na prova.

No 34º jogo oficial entre as duas equipas, o Varzim entrou mais pressionante, a ganhar bolas no meio-campo do Estoril, que só conseguia chegar à baliza de Pedro Soares na marcação de bolas paradas. Nos primeiros dez minutos, apesar da superioridade, a equipa alvinegra não conseguia construir jogadas de perigo.

Foi através de uma grande penalidade que o marcador foi inaugurado, aos 25 minutos, por intermédio de Nelsinho, que representou o Estoril na temporada 2010/2011. Anderson Luís agarrou Rui Coentrão na grande área e o árbitro Duarte Gomes não teve dúvidas.

O Estoril só conseguia aproximar-se da baliza do Varzim em situações de bola parada. E foi numa destas situações que Tozé, na marcação de um livre, rematou rasteiro para a baliza de Pedro Soares. O guardião do Varzim não conseguiu evitar o empate aos 29 minutos. Golo. 1-1.

Confira como foi o jogo ao minuto

Já quase no final da primeira metade, Nelsinho marcou, rapidamente, um livre no meio-campo estorilista e Rui Coentrão apareceu isolado na grande área. O jogador do Varzim fintou Kieszek e rematou para o fundo da baliza, fazendo o 2-1.

Numa primeira parte sem claras oportunidades de golo, foram as bolas paradas a fazer a diferença.

Na segunda parte, o Estoril entrou mais pressionante, a procurar o golo do empate. Mas o Varzim apresentava-se bem posicionado no terreno e controlava a partida. Aos 52 minutos esteve à vista o 3-1 para os «lobos-do-mar», mas Nelsinho rematou por cima da baliza de Kieszek.

Nos últimos cinco minutos do jogo, os canarinhos ainda estiveram perto do empate, com a bola a embater na trave, após cabeceamento de Bruno Lopes. Na jogada seguinte, duas oportunidades claras para o Varzim. Primeiro, Diego Mourão rematou à baliza, mas Duarte Gomes assinalou fora-de-jogo. No minuto seguinte, Kieszek defendeu o remate de Pedro Mendes. Já perto do apito final, Amilton fintou Kieszek, cruzou para a área, mas a bola bateu no poste.

Com esta vitória por 2-1 frente ao Estoril, o Varzim, segundo classificado da série B do Campeonato Nacional de Seniores, segue em frente para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal.