Várias partículas de água estão presentes na superfície da Lua, segundo uma nova investigação revelada na quarta-feira na revista Science, e que contesta as anteriores conclusões da ciência, segundo as quais o solo lunar estaria seco com possível excepção para o gelo nos pólos.

Os autores da investigação utilizaram os dados fornecidos por um instrumento da Nasa, «Moon Mineralogy Mapper» ou M3, transportado a bordo do Chandrayyan-1, primeiro satélite indiano a ser colocado em órbita lunar, em 2008, noticia a «Reuters».

O instrumento analisa a reflexão da luz do sol sobre a superfície lunar para determinar a sua composição.

O M3 detectou assim um comprimento de onda luminoso que indica um elemento químico que liga o hidrogénio e o oxigénio, explicam os autores destes trabalhos publicados na revista norte-americana «Science» de 25 de Setembro.

Os investigadores defendem que isso prova a presença de água, formada por dois átomos de hidrogénio, ligados um átomo de oxigénio.

O instrumento apenas pode analisar as camadas superficiais do solo lunar, talvez alguns centímetros sob a superfície, precisou Larry Taylor, da Universidade do Tennessee, uma das co-autoras deste estudo.