Tomás Costa é um dos nomes que mais entusiasma os responsáveis do F.C. Porto. O médio argentino representa o Rosario Central e está nas cogitações dos dragões já há alguns meses.
Contactado pelo Maisfutebol, Tomás confirmou saber do interesse dos tricampeões portugueses e confessou estar ansioso por dados novos e concretos. Afinal, é de «uma das melhores equipas europeias» que se fala.
«Ainda esta noite [n.d.r. madrugada em Portugal] vou reunir-me com o meu empresário e tentar saber mais coisas. O F.C. Porto é um clube enorme, tenho seguido com atenção tudo o que tem feito e seria fantástico transferir-me para aí no Verão.»
Nesta altura, o maior óbice para um acordo imediato parece ser a situação intranquila do Rosario na liga argentina. A sete jornadas do fim, a equipa de Tomás Costa está colada aos lugares de despromoção e ainda no último domingo perdeu em casa por 3-1 diante do Estudiantes de La Plata.
Tomás Costa foi titular, jogou os 90 minutos, mas está muito preocupado. «A nossa situação não é fácil. O Rosario merece mais do que isto.»
Di María e Grimi, informadores priveligiados
Apesar do impasse, Tomás fala-nos com entusiasmo. Principalmente pelas informações que tem recolhido com Di María e Leandro Grimi. É que o médio que está na agenda do F.C. Porto fala regularmente com os argentinos do Benfica e do Sporting.
«Dizem-me que o Porto é fortíssimo. Vai estar mais uma vez na Liga dos Campeões e acredito que poderei jogar nessa competição no próximo ano. Adoro ver os jogos dessa prova e ainda hoje vou estar agarrado à televisão para o Manchester United-Barcelona.»
Pelas suas palavras, Tomás Costa já quase só consegue pensar no F.C. Porto. O médio é apontado como um jogador parecido com Lucho Gonzalez e sente que os dragões são mesmo a melhor saída para a sua carreira.
«Se for para o F.C. Porto terei grandes hipóteses de arranjar um lugar na selecção da Argentina. Mas terei que ser paciente e aguardar mais umas semanas», atirou o atleta do Rosario Central.
«Acordo adiado para Junho», explica o empresário
Também o empresário de Tomás Costa, Juan Carlos Silvetti, nos deu conta do forte interesse do F.C. Porto. No entanto, vincou que desde Fevereiro não existem conversações.
«Em Fevereiro falei pela última vez com os representantes do F.C. Porto e adiamos para Junho um possível acordo. O Rosario precisa muito do Tomás e o campeonato só termina nessa altura. Será o melhor período para tomarmos decisões», explicou-nos.
Silvetti explicou-nos que o passe do atleta ronda os quatro milhões de euros e que Tomás Costa está ligado ao Rosario Central até 30 de Junho de 2009.
Tomás Costa em vídeo:
Desconhecido da maior parte dos portugueses, Tomás Costa é um atleta importante na liga argentina. Titularíssimo do histórico Rosario Central, este box to box impressiona pela capacidade física e pela simplicidade de processos.
O Maisfutebol mostra-lhe em seguida um pequeno vídeo que tem Tomás Costa como protagonista.