O luxemburguês Andy Schleck (Saxo Bank) venceu nesta quinta-feira a 17.ª etapa da Volta a França com o mesmo tempo de Alberto Contador (Astana). Os ciclistas cortaram a meta depois de percorrerem os 174 quilómetros que terminaram com a subida ao Col du Tourmalet. O espanhol mantém a camisola amarela e Schleck continua a oito segundos do primeiro lugar na classificação geral.

O duelo esperado entre todos concretizou-se. Nos últimos dez quilómetros da etapa, Andy Schleck e Alberto Contador lutaram lado a lado debaixo de chuva e de um intenso nevoeiro. O luxemburguês imprimiu várias vezes mudança de ritmos, mas Contador não o deixou fugir.

A etapa ficou também marcada pela queda aparatosa, ao quilómetro 25, de Samuel Sanchez, terceiro classificado na geral. O espanhol da Euskaltel sofreu um traumatismo na caixa torácica, mas este azar não o impediu de continuar a etapa, que terminou em quinto lugar.

O português Sérgio Paulinho (Radio Schak) cruzou a meta na 42.ª posição, enquanto o compatriota Rui Costa (Caisse d¿Epargne) foi 61º. Na geral, Paulinho é 46.º e Costa 72.º.

Nesta sexta-feira, o pelotão volta às etapas planas com um percurso de 198 quilómetros, entre Salies-de-Béarn e Bordéus. Contador tem caminho aberto para a reconquista do Tour e, no sábado, o contra-relógio de 52 quilómetros, entre Bordéus e Pauillac, será decisivo.

Classificação da 17.ª etapa:

1.º Andy Schleck (Lux), Team Saxo Bank, 5h03m29s

2.º Alberto Contador (Esp), Astana, m.t.

3.ºJoaquin Rodriguez (Esp), Team Katusha, a 1m18

4.º Ryder Hesjedal (Can), Garmin - Transitions, a 1m27

5.º Samuel Sánchez (Esp), Euskaltel - Euskadi, a 1m32

Classificação geral:

1.º Alberto Contador (Esp), Astana, 83h32m39s

2.º Andy Schleck (Lux), Team Saxo Bank, a 8s

3.º Samuel Sánchez Esp), Euskaltel - Euskadi, a 3m32s

4.º Denis Menchov (Rus), Rabobank, a 3m53s

5.º Jurgen Van Den Broeck (Bel), Omega Pharma-Lotto, a 5m27s