O suíço Fabian Cancellara (CSC), actual líder do Tour, depois da vitória no prólogo, realizado em Londres, confirmou o seu brilhante início de prova, vencendo de forma dramática e inesperada a terceira etapa, ligação entre Waregem (Bélgica) e Compiégne na distância de 236,5 kms.
Cancellara desferiu um ataque no último quilómetro, que lhe permitiu alcançar, a 250 metros da meta um grupo de quatro fugitivos ao pelotão. O suíço teve depois forças para aguentar a resposta dos «sprinters» (o alemão Zabel, o italiano Napolitano e o belga Boonen), vencendo a tirada com o tempo de 6.36:15 h e aumentando o seu avanço na classificação geral para 33 segundos sobre o alemão Andreas Klöden.
O português Sérgio Paulinho terminou a etapa em 149º lugar, com o mesmo tempo do vencedor, integrado no pelotão, e mantém assim o 39º lugar na geral, agora a 1.04 do líder, devido à bonificação de 20 segundos recebida por Cancellara.
Classificação geral :
1- Fabian Cancellara (CSC), 15.12:0b h; 2- Andreas Klöden (Astana), a 33 s; 3- David Millar (Prodir), a 41 s; 4- George Hincapie (Discovery), a 43 s; 5- Bradleu Wiggins (Cofidis), a 43 s; (...) 39- Sérgio Paulinho (Discovery), a 1.04 min.