Cyril Dessel venceu ao sprint a 16.ª etapa da Volta à França. O ciclista francês foi mais rápido que os três colegas de fuga, deixando os restantes lugares do pódio para Sandy Casar (FDJ) e Arroyo (GCE), na chegada a Jausiers, ainda nos Alpes. O quarto posto foi ocupado por Popovich. Frank Schleck mantêm a amarela e o seu irmão, Andy, subiu a líder da juventude.
Além dos quatro fugitivos, um grupo de cinco ciclistas trabalhou, entre o pelotão e os fugitivos para alcançar a frente da corrida. Apenas três elementos do grupo intermédio conseguiram chegar a Jausiers com vantagem em relação ao pelotão: Portal, Hincapie e Valjavec.
O camisola amarela só chegou cerca de minuto e meio após o vencedor da etapa, mas sem perder de vista os mais directos adversários. Frank Schleck mantém Bernhard Kohl a sete segundos. Cadel Evans, que perdeu a amarela para o actual líder, encontra-se oito segundos de Schleck.
Andy Schleck chegou á liderança da juventude, empurrando para o segundo posto o italiano Vicenzo Nibali. Bernhard Kohn mantém-se como melhor trepador do Tour e Oscar Freire continua a vestir de verde pelo menos em mais uma etapa. Por equipas, a liderança continua entregue à CSC.