O italiano Alessandro Pettachi, da Lampre, venceu a primeira etapa do Tour-2010, que se correu entre Roterdão (Holanda) e Bruxelas (Bélgica). Numa chegada caótica ao sprint, com várias quedas nos últimos três quilómetros, Pettachi teve tarefa facilitada. Cancellara permanece líder da geral.

Mark Cavendish quis manter posição, mas entrou numa curva com velocidade a mais e acabou por derrubar Oscar Freire e Mirco Lorenzetto. A seguir foi Tylar Ferrar, outro «sprinter» concorrente de Pettachi e Cavendish, a cair. O norte-americano tinha escapado à segunda queda colectiva, que envolveu o camisola amarela, Fabian Cancellara. No entanto, Ferrar também caiu e deixou a tarefa de Pettachi facilitada.

O italiano venceu pela quinta vez uma etapa da Volta a França, sete anos depois de ter conseguido chegar em primeiro em quatro delas.

Quanto à classificação geral, o suíço Fabian Cancellara continua líder, com o alemão Tony Martin a dez segundos. Os favoritos Lance Armstrong e Alberto Contador são quarto e sexto classificados, a 22 e 27 segundos do camisola amarela.

Os portugueses Rui Costa e Sérgio Paulinho são 41º e 67º da Classificação Geral e os únicos representantes nacionais depois da desistência de Manuel Cardoso.