A nata dos treinadores do futebol europeu esteve reunida quinta e sexta-feira no 8º encontro de treinadores de Elite da UEFA. O balanço é positivo e a experiência considerada uma mais-valia na carreira dos profissionais de futebol.
«Esta foi uma experiência enriquecedora, porque tivemos aqui os actuais e os antigos vencedores dos maiores troféus e essa experiência não pode ser comprada», considerou o director técnico da UEFA, Andy Roxburgh, que destacou a importância dada pelos treinadores ao modelo actual da Liga dos Campeões.
Paulo Bento, Fernando Santos e Jesualdo Ferreira foram algumas das figuras presentes neste encontro, tendo hipótese de contactar com alguns dos seus congéneres de clubes europeus. O técnico do F.C. Porto, por exemplo, pôde trocar algumas impressões com Valeri Gazzaev, treinador do CSKA Moscovo, adversário no Grupo G da Liga dos Campeões.
Com José Mourinho ausente, apesar de ter sido convidado, também estiveram presentes neste fórum Fabio Capello (Real Madrid), Juande Ramos (Sevilha), Alex Ferguson (Manchester United), Ricardo Gomes (Bordéus), Gérard Houllier (Lyon), Paul Le Guen (Rangers), Félix Magath (Bayern de Munique), Frank Rijkaard (Barcelona), Thomas Schaaf (Werder Bremen), Trond Sollied (Olympiakos) e Arsène Wenger (Arsenal). O campeão do Mundial Alemanha 2006, Marcello Lippi, e o técnico da FIFA, Holger Osieck, foram convidados especiais.