A U. Leiria foi a primeira equipa a apresentar-se com vista à época 2007/08. A formação da cidade do Lis vai entrar em acção mais cedo, devido à participação na Taça Intertoto (dia 21 de Julho, frente ao Maribor, da Eslovénia, ou ao Hajduk Kula, da Sérvia).) e, por isso mesmo, começou já a trabalhar nos seus objectivos, que passam, mais uma vez, por conseguir a manutenção o quanto antes e, se possível, sonhar com a UEFA.
Neste domingo, a equipa comandada por Paulo Duarte deu a conhecer as caras novas do plantel (11 reforços e um regresso), mas nem todas puderam marcar presença, pelos mais variados motivos, desde questões burocráticas ou dificuldades em obter voos, no caso de alguns brasileiros. Ao todo, faltaram cinco jogadores (incluído o capitão Renato), embora um deles, o central Oseias, tenha estado na plateia, devendo ser apresentado ao longo da semana.
Na cerimónia de apresentação, Paulo Duarte fez um discurso motivador e prometeu defender os seus jogadores sem limites: «Vou ser o melhor amigo deles, mas dentro de campo, serei apenas mais um deles, que vai cobrar tudo o que possam fazer, de bom e mau. Estarei com eles nos bons e maus momentos. Vou ser exigente e pedir-lhes o máximo trabalho pela entidade que nos paga. E a todos lembrarei que vieram para clube que, não sendo grande, é honrado e sério.»
Quanto às metas imediatas da equipa, o técnico sabe que, para entrar na Taça UEFA, terá de ultrapassar duas eliminatórias e mais uma para chegar à fase de grupos, numa luta desigual com os adversários: «Vamos ter 18 ou 19 dias de trabalho e enfrentar equipas com mês e meio, dois. Tentaremos ultrapassar isso com o nosso empenho e querer.»
Já o presidente leiriense foi parco em palavras. João Bartolomeu realçou o facto, curioso, de o clube ter arrancado pela primeira vez para a nova época num domingo e fez um pedido simples aos atletas: «Hoje em dia, só têm sucesso aqueles que lutam e correm mais. É isso que vos peço: união, um espírito de grupo e de sacrifício fortes, porque já lá vai o tempo em que as camisolas bastavam para ganhar os jogos. Queremos conseguir manutenção o mais cedo possivel e tudo o que vier a mais será bem vindo»
Além de nomear os objectivos do clube para a nova temporada, o dirigente destacou ainda o facto de os leirienses estarem em quatro frentes, algo que irá obrigar Paulo Duarte a fazer uma gestão criteriosa do plantel.