O Belenenses está no quinto lugar da Bwin Liga. Uma vitória em Leiria por 2-1 garantiu à equipa de Jorge Jesus a subida para lugares europeus. A União é cada vez mais última.
O encerramento da 19ª jornada reservou para Leiria um jogo chato. Muitas perdas de bola de parte a parte. Um Belenenses que ficou cedo a vencer e uma União sem ideias e com (muita) falta de entrosamento.
Foi de forma fácil que Weldon colocou os «azuis» a vencer aos 11 minutos, aproveitando uma sobra, encontrou espaço para rematar, de primeira, para um bom golo. Foi o que de melhor se assistiu no Municipal dr. Magalhães Pessoa.
Aos 32 minutos Vítor Oliveira mexeu na equipa e viu-se mais futebol do Leiria. Sougou regressou depois da CAN e a União ganhou mais esclarecimento para atacar. O senegalês rematou e cruzou, algo que até então os leirienses não tinham conseguido fazer, só que esteve muito sozinho e não encontrou quem desse seguimento às ideias que quis pôr em prática.
O intervalo chegou com sinal mais para a União, frente a um Belenenses que se deixou adormecer com o golo marcado.
No início da segunda parte o Leiria tentou reagir à desvantagem e Costinha foi obrigado a duas boas defesas, a remates de Paulo César para segurar a vantagem. Aos 65 minutos, Vítor Oliveira fez entrar Ferreira para o ataque, mas foi o Belenenses que de bola parada chegou ao 2-0. Na marcação de um canto de Zé Pedro, na direita, Weldon cabeceou para o fundo da baliza (69m).
Acordar para reagir
A perder por 2-0 o Leiria reagiu. Como que a acreditar que era possível pontuar frente à formação do Restelo, os jogadores da União subiram até ao ataque para que o escasso número de espectadores que esteve no estádio assistisse ao momento da noite: um golaço de Harison. O brasileiro aproveitou uma sobra de bola, na direita, e disparou forte para o fundo da baliza. Um excelente remate que Costinha não conseguiu travar deu o 1-2.
O técnico dos leirenses acreditou e fez entrar Marcelinho (tirou o lateral-esquerdo Alhandra). Jorge Jesus respondeu com as entradas de Devic e do estreante Jankauskas (sairam Gabriel Gomez e Roncatto).
Até ao final não se assistiram a grandes jogadas de ataque. A história do jogo estava escrita: o Belenenses sobe ao quinto lugar e a União de Leiria está cada vez mais aflita no fundo da tabela.