Marítimo e U. Leiria apresentaram, nesta sexta-feira, a candidatura a uma presença na Taça Intertoto, tendo sido acompanhados por Boavista e Beira Mar, segundo garantia dada à Agência Lusa por fonte ligada ao processo. Os clubes portugueses, envolvidos no apuramento directo para a Taça UEFA, preferiram jogar pelo seguro e formalizar, junto da Federação Portuguesa de Futebol, o interesse em participar na prova.
A UEFA introduziu alterações na prova, que se tornou mais aliciante para os emblemas lusos. Face aos novos regulamentos, o representante portugues apenas necessitaria de entrar em competição na 3ª eliminatória, que se disputa entre 21 e 28 de Julho. Em caso de vitória, a equipa faria parte de um grupo de 11 que passaria imediatamente para a Taça UEFA, disputando a 2ª pré-eliminatória.
Portugal terá três clubes na Liga dos Campeões e outros três na Taça UEFA. Consoante o desfecho da Taça de Portugal, será conhecido o lote de seis emblemas que representarão o nosso país nas provas europeias, em 2007/08. A UEFA apenas permite que participem na Taça Intertoto clubes colocados até quatro posições abaixo dos lugares que dão acesso à Taça UEFA, sendo que cada país pode colocar apenas um clube na competição por via da Taça Intertoto. Nesse sentido, Portugal pode ter sete clubes nas competições europeias da próxima época, se aos três da Liga dos Campeões e aos três da Taça UEFA se juntar ainda mais um da Intertoto.
A União de Leiria ocupa actualmente o 4º lugar da Liga 2006/07, com 28 pontos, mais três que o Marítimo, colocado na 7ª posição. O Boavista (12º, com 20 pontos) e o Beira Mar (14ª, com 13) seguem na segunda metade da tabela classificativa.
Taça Intertoto de 2007
Países cujos clubes entram na terceira eliminatória: Espanha, Itália, Inglaterra, França, Alemanha, Portugal, Holanda e Grécia.
Países cujos clubes entram na segunda eliminatória: Rússia, Roménia, Escócia, Bélgica, Ucrânia, República Checa, Turquia, Suíça, Bulgária, Israel, Noruega, Áustria, Sérvia e Polónia.
Países cujos clubes entram na primeira eliminatória: Dinamarca, Hungria, Croácia, Suécia, Eslováquia, Chipre, Eslovénia, Bósnia-Herzegovina, Finlândia, Letónia, Moldávia, Geórgia, Lituânia, Macedónia, Islândia, Bielorrússia, Rep. Irlanda, Albânia, Arménia, Estónia, Malta, País de Gales, Irlanda do Norte, Luxembourgo, Cazaquistão, Ilhas Faroe e Montenegro.