A final-four da UEFA Futsal Cup arranca esta sexta-feira, a partir das 19h00, no MEO Arena, no Parque das Nações, em Lisboa, e os bilhetes para a prova já estão esgotados há várias semanas.
 
O Sporting é o anfitrião desta fase, já depois de receber a Ronda de Elite no Pavilhão de Odivelas, e medirá forças com o Barcelona numa das meias-finais. Na outra estarão Dina Moscovo e Kairat Almaty.
 
Só duas destas equipas serão adversárias do Sporting. O Barcelona já é garantido, falta saber se os leões chegam à final da prova ou se têm de disputar o jogo que decide os terceiro e quartos classificados e frente a quem.
 
O certo é que o treinador do Sporting, Nuno Dias, considerado um dos melhores técnicos de futsal da atualidade, conhece bem qualquer uma das equipas. E antes do início da prova contou ao Maisfutebol o que sabe sobre cada uma delas.
 
Já escolher um jogador de cada equipa foi mais difícil. E impossível. «Não consigo. São todos muito bons. É difícil dizer qual o melhor de cada equipa, porque são vários e cheios de qualidade», justificou.
 
 
SPORTING (Portugal)
Melhor desempenho na Taça UEFA Futsal: finalista vencido em 2011.
Guarda-redes: João Benedito, Paulo Pereira, Cristiano e André Sousa;
Defesas: Paulinho, Edgar Varela, Marcelinho, Tedd, Pedro Cary, Djô, João Matos, Caio e Eric;
Avançados: Diogo, Miguel Ângelo, Cássio, Fábio Lima, Fábio Aguiar, Adilson Fortes e Alex.
Treinador: Nuno Dias.
 
 
BARCELONA (Espanha)
Melhor desempenho na Taça UEFA Futsal:
vencedor em 2012 e 2014.
Guarda-redes: Cristian, Joan, Mendiola e Paco Sedano;
Defesas: Aicardo e Airi;
Avançados: Juan Emilio, Gabriel, Esteban Cejudo, Dyego, Lin, Sergio Lozano, Batería, Saad, Wilde, Carlos Filho, Raga Usín, Chefry, Álex e Adrián Ortego.
Treinador: Marc Carmona.
 
«É uma equipa poderosa. Está habituada a ganhar numa Liga muito competitiva. É um adversário fortíssimo e que merece respeito redobrado. Não há um único jogador que não seja internacional por Espanha, Itália ou Brasil. Joga muito bem em situações de um contra um. Tem pivots muito bons, não só a finalizar, mas também na intensidade que colocam no jogo. O Sedano é um guarda-redes especialista em garantir vitórias. É uma equipa na qual não há um jogador que se possa dizer 'este é mais fraco, vamos por aqui'. São todos muito bons, com muita experiência internacional. O Lozano é muito bom, mas devido a lesão não se sabe ainda se jogará.»
 

 
DINA MOSCOVO (Rússia)
Melhor desempenho na Taça UEFA Futsal:
estreante.
Guarda-redes: Sergei Zuev, Dimitri Fayzullin e Igor Trushkin;
Defesas: Evgeni Fomin, Carlinhos, Andrei Zabolonkov, Alemão, Evgeni Misharin e Danil Kutuzov;
Avançados: Maksim Kukhudinov, Esquerdinha, Yan Kuzenok, Damir Khamadiyev, Roman Glavatskikh, Konstantin Agapov, Vladimir Sanosyan e Serhiy Sytin.
Treinador: Andrei Iudin.
 
«Estive no CSKA de Moscovo e conheço bem o Dina. A Liga russa é muito competitiva, na qual os jogos se decidem até ao último segundo - mesmo. Para se ser campeão lá é preciso ser-se muito bom. E o Dina é o atual campeão. Tem três internacionais brasileiros de qualidade: o Alemão, o Carlinhos e o Esquerdinha, que é o melhor marcador da Rússia. O Kukhudinov vai fazer as delícias de muita gente na final-four. É extremamente objetivo e tem muita qualidade. Vão gostar de o ver jogar, está ali um craque.»

 
 
KAIRAT ALMATY (Cazaquistão)
Melhor desempenho na Taça UEFA Futsal:
vencedor em 2013.
Guarda-redes: Marcão e Higuita;
Defesas: Dinmukhambet Suleimenov, Leo, Mikhail Pershin e Douglas;
Avançados: Humberto, Serik Zhamankulov, Joan, Igor, Lukaian, Alexandre Moraes, Divanei e Caio Júnior.
Treinador: Cacau.
 
«É a equipa do nosso Divanei. Uma equipa que aposta muito para estar nestas fases. Pertence a uma Liga com pouco nome, mas aparece em prova a querer vencer e já o fez. Prepara-se ainda melhor para estes campeonatos. Tem um conjunto muito bom, com qualidade, onde destaco o Divanei, porque o conheço bem, e os dois guarda-redes, que já jogaram em Portugal, o Marcão e o Higuita, que são muito bons com os pés. Esta equipa aposta muito nas subidas dos guarda-redes e faz os jogos quase todos a jogar com guarda-redes avançado. É totalmente diferente das outras equipas.»

 


Meias-finais: Dina-Kairat (19h00) e Barcelona-Sporting (21h30) - 24 de abril
Terceiro e quarto lugares (15h00) e Final (17h30) - 26 de abril