Rodrigo Defendi é reforço do V. Guimarães, ele que tem uma larga experiência no futebol europeu: já passou por Tottenham (de Inglaterra), Udinese, Roma e Avelino (de Itália). Depois disso regressou ao Brasil, onde o V. Guimarães o descobriu no Paraná. Nesse sentido, o central pede tempo.

«Estou a tentar adaptar-me o mais rápido possível ao futebol português. É muito diferente do brasileiro, lá é muito cadenciado, tranquilo, aqui é muito corrido. Vai ser difícil ser titulares, há jogadores de muita qualidade. Vou esforçar-me ao máximo para me adaptar e depois cabe ao treinador escolher.»

O V. Guimarães prepara de resto as pré-eliminatórias da Liga Europa, uma prova que Defendi já disputou em 2006 ao serviço da Udinese. Nesse sentido fala de uma competição «dura e muito difícil» mas sustenta que o V. Guimarães está a preparar-se e a treinar para «chegar longe» na prova.

Por fim, o brasileiro brincou com o nome. O jogador, que tem ascendência e passaporte italiano devido a um bisavô nascido em Itália referiu que o apelido Defendi está «adequado» à posição de defesa central. «Ainda bem que é Rodrigo Defendi, tento defender bem», referiu o reforço vimaranense.