O V. Guimarães vai ter de cumprir frente ao P. Ferreira um de dois jogos à porta fechada com que foi castigado por causa dos incidentes entre a sua equipa B e a do Sp. Braga. A informação foi avançada pelo P. Ferreira os seus canais nas redes sociais e confirmada depois pelo Vitória num comunicado na internet e pela Liga, também em comunicado.

O castigo tinha sido confirmado na semana passada pelo pleno do Conselho de Disciplina da Federação e o facto de o V. Guimarães não ter recorrido no prazo definido, até ontem, significa que a sanção começa já a ser cumprida, nota o P. Ferreira.

O clube de Guimarães explicou, numa nota publicada no site, que não recorreu devido à «elevada probabilidade de não obter sucesso e a decisão final vir a afetar os primeiros jogos da próxima época desportiva com elevados prejuízos desportivos e económicos».

Assim, o jogo, inicialmente marcado para as 20h15 deste domingo, será realizado às 16 horas, «por não poder ser objeto de transmissão televisiva», explica a Liga.

Veja o comunicado do V. Guimarães:

«Terminou ontem, 22 de Abril de 2013, o prazo para o Vitória interpor recurso para o Conselho de Justiça, da decisão do Conselho de Disciplina que puniu na sanção de dois jogos à porta fechada e acessoriamente na multa de 7.650,00 €, relativo aos factos ocorridos no jogo entre as equipas B do Vitória Sport Clube e do Sporting Clube de Braga, realizado no dia 24 de Fevereiro de 2013.

Convém, antes de mais, deixar bem claro que este Clube se sente prejudicado com o desequilíbrio das decisões tomadas face aos factos e às responsabilidades de todos os intervenientes nos mesmos, nomeadamente, na penalização exclusivamente do Vitória no que respeita à realização de jogos à porta fechada.

Contudo, ponderadas as vantagens e desvantagens em prosseguir com o processo, através da interposição de novo recurso, nomeadamente, considerada a elevada probabilidade de não obtermos sucesso e a decisão final vir a afetar os primeiros jogos da próxima época desportiva (com elevados prejuízos desportivos e económicos), o Vitória Sport Clube optou por não recorrer para o Conselho de Justiça. Assim, realizar-se-ão à porta fechada o jogo da I Liga entre o Vitória Sport Clube e o Paços de Ferreira, do próximo dia 28 de Abril de 2013, e o jogo da II Liga entre o Vitória Sport Clube e o Leixões, do próximo dia 4 de Maio de 2013.

É importante que fique claro para todos os Vitorianos o nosso inconformismo com a decisão tomada pelo Conselho de Disciplina, a qual se fundamenta, por força dos regulamentos desportivos, em relatórios que descrevem de forma parcial os factos então ocorridos. Daí que o Vitória Sport Clube tenha exigido, em sede própria (Liga Portuguesa de Futebol), a responsabilização dos autores desses relatórios, que pela sua inabilidade não podem continuar a assumir funções de tão elevada responsabilidade e influência nas decisões tomadas pelas instâncias desportivas e disciplinares.

Decorrido todo este tempo, continuamos a aguardar uma tomada de posição da Liga que traga luz a este processo, nomeadamente, sobre o rigor do relatório dos delegados presentes no jogo em causa que, ao abrigo de uma presunção regulamentar, motivou a decisão do Conselho de Disciplina».

Artigo atualizado