Hugo Almeida marcou dois e deu o terceiro lugar à selecção jovem de Portugal no Torneio Vale do Tejo, mas o sabor amargo e frio fica sempre. Porque não se ganhou nada no final, e porque a final propriamente dita já se tinha realizado entre a Eslováquia e a Eslovénia (3-2).
Mas a intenção, já o tinham dito os responsáveis técnicos de Portugal, era mesmo observar e dar mais competição a jogadores jovens que se preparam para o Europeu no Verão. E talvez, dar a conhecer novos, mais desconhecidos, como são os casos dos jovens José Gonçalves, Fonte e Amaro.
Mas a estrela que brilhou mais neste jogo para o milhar de jovens nas bancadas em Rio Maior foi mesmo Hugo Almeida. O ponta-de-lança falhou tantos golos quantos marcou, o que mostra um pouco da supremacia da equipa nacional.
Ricardo Quaresma ainda fez os adeptos gritarem com cruzamentos de letra e alguns pormenores «à Quaresma», mas ao intervalo ficou no balneário e terminou a magia. Coincidiu também o início do segundo tempo com o empate da Geórgia, resultado depressa «corrigido» por Hugo Almeida e complementado com remates fortes de Semedo e Bruno Amaro. 4-1, sem dúvidas. Terceiro lugar para Portugal.
Boas impressões deixaram Davide e o próprio Bruno Amaro, bastantes activos no apoio aos homens da frente. Atrás Paulo Ribeiro teve pouco que fazer, ainda que por uma ocasião fosse sujeito a grande intervenção. Garcia, Nuno Morais e Ruben Fernandes tiveram também uma noite tranquila. Pena mesmo é que não fosse um jogo para o troféu.
Ficha do jogo
Estádio Municipal Rio Maior
Árbitro: Richard Havrilla (Eslovaco)
Assistentes: Alfredo Braga e Luís Marcelino
Quarto árbitro: Skomina Damir (Esloveno)
PORTUGAL: Paulo Ribeiro, Miguel Garcia, Semedo, Nuno Morais e Ruben Fernandes (45m, José Gonçalves), Raul Meireles (45m, Miguel Ângelo), Bruno Amaro, e Ivanildo, Ricardo Quaresma (45m, Davide), Hugo Almeida (85m, Filipe Oliveira) e Varela;
SUPLENTES não utilizados: Bruno Vale;
GEORGIA: Revaz, Giorgi Khidsheli, Giorgi Elbakidze, David, Zurab, Kakhi Makharadze, Irakli, Giorgi Chelidze, Mirza e Zurab, Beka;
SUPLENTES utilizados: George Kakhelishvili (40m), Giorgi Khumarashvili (66m), Besik (75m) e Rati (79m)
SUPLENTES não utilizados: Gulverd, George, Mikhail, Murtaz, Revaz Tsuladze, Aleks, Dzaria Irakli;
Cartão amarelo: Mirza (Geórgia)
Marcadores: Hugo Almeida (23m e 54m), Semedo (64m), Amaro (81m); Giorgi Chelidze (50m)