Gerar consensos não é fácil, nem mesmo quando se chega à meia-final do Campeonato do Mundo. A Holanda está à beira da final, mas ainda assim há quem critique um futebol pretensamente pouco atractivo. O capitão de equipa, Giovanni van Bronckhorst, lembra que o importante é alcançar o objectivo, ainda que o espectáculo esteja sempre na mente dos jogadores.

«O mais importante agora é ganhar. No passado começámos muito bem, mas depois perdemos. Agora estamos perto e temos a confiança de que podemos conseguir. Temos uma equipa que tenta sempre jogar bem, mas nem sempre é possível. A nossa intenção sempre foi essa, mas vai sendo cada vez mais difícil. Se ganharmos com um futebol bonito, melhor ainda. Se não for com um futebol assim tão bonito, o importante é ganhar», disse o lateral esquerdo.

Se ultrapassar o Uruguai, a Holanda pode defrontar Espanha ou Alemanha na final. Van Bronckhorst lembra que conhece melhor o futebol espanhol, pois representou o Barcelona, mas garante que «não há preferência». «Uma final é uma final. Conheço os jogadores espanhóis. Tenho uma relação diferente com eles, mas o importante é estar na final», respondeu.

Outro jogador que o capitão da Holanda conhece bem é Luis Suarez, que representa o Ajax. O avançado uruguaio vai falhar a meia-final, devido a castigo, e Van Bronckhorst reconhece que «é uma pena». «Mostrou que é um excelente jogador. Tem sido extremamente importante neste torneio, mas ainda assim o Uruguai tem uma excelente equipa», acrescentou.