David Villa vai viajar nas próximas horas desta quinta-feira para Barcelona, onde será operado à fractura da tíbia esquerda sofrida esta manhã, no jogo contra o Al Sadd a contar para o Mundial de clubes de futebol.

O avançado foi transportado de imediato para o Hospital Yokohama Rosai, no Japão, e foi submetido a vários exames que confirmaram a gravidade da lesão, que o afastará dos relvados por um período de quatro a seis meses.

Segundo informou o Barcelona, o jogador já regressou ao hotel onde está concentrado o plantel «blaugrana» e viajará o mais depressa possível para Espanha, acompanhado pelo médico da equipa Ricard Puna.

«El Guaje», que é o máximo goleador da história da selecção espanhola, poderá ter a participação no Europeu 2012 em risco. Algo que o seleccionador Vicente del Bosque já veio lamentar, ainda que manifestando esperança na sua recuperação: «Alguns recuperam antes do tempo previsto, outros demoram um pouco mais. A notícia é muito má, uma desgraça, principalmente para ele que é o maior prejudicado e foi quem se lesionou. Mas para a selecção, e tendo em vista o Europeu, também é uma péssima notícia», disse.