O F.C. Porto evitará as principais equipas da Europa na fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões se vencer a final deste ano frente ao Mónaco, em Gelsenkirchen. Caso contrário, torna-se mais complicado para os «dragões» alcançar um lugar entre os oito primeiros para o sorteio dos grupos.
O campeão português é nesta altura a nona equipa no «ranking» da UEFA. Valência, Arsenal e Milan têm já a presença assegurada na fase de grupos e são mais cotados que o F.C. Porto. Entre as equipas que podem ainda entrar nessa fase há mais cinco acima dos «dragões» - Real Madrid, Barcelona, Manchester United, D. Corunha e Bayern Munique.
As três formações espanholas lutam ainda pelo apuramento directo, que apenas uma conseguirá, tal como o Bayern Munique. Se não entrarem logo na fase de grupos irão à terceira pré-eliminatória, pelo que se manterá até mais tarde a dúvida sobre se serão «ameaça» para os «dragões». Quanto ao Manchester United, estará seguramente na terceira pré-eliminatória e ainda terá de disputar o acesso.
O campeão europeu tem entrada directa no primeiro dos quatro potes do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, que integra 32 equipas, fazendo descer a equipa que estiver na oitava posição, pelo que aí o F.C. Porto poupar-se-á a quaisquer contas.
Ao todo já são conhecidas 11 das 16 equipas que entrarão directo na fase de grupos - além de Valência, Arsenal e Milan, também lá estarão Roma, Chelsea, Werder Bremen, Panathinaikos, Olympiakos, Ajax e Celtic. E obviamente o F.C. Porto, como campeão português, independentemente de vencer ou não a final. A estas equipas juntar-se-ão 16 vindas da terceira pré-eliminatória da prova.