O Sporting defronta esta quarta-feira o Vitória Guimarães, o que quer dizer que Raphinha deverá marcar presença em Alvalade. Muito se tem falado do interesse dos leões no jogador vimaranense, mas Jorge Jesus não conta para já com ele.

«O que é importante para nós é conhecer o campeonato português e perceber a qualidade de alguns jogadores individualmente, como é o caso do Raphinha, mas amanhã o Raphinha não é jogador do Sporting», começou por dizer na conferência de imprensa de antevisão a este jogo.

«O que importa são os que são neste momento, é com eles que trabalhamos e é com eles que temos de ter a noção da realidade, com quem podemos contar, e são esses que já contamos e alguns dos quais que já fazem parte do plantel e não podem jogar por questões físicas. É por aí que temos de avançar e não pelo futuro, porque não há futuro sem presente», justificou.

Ainda assim, numa pergunta mais à frente sobre se esperava reforços até ao final do mercado, o técnico foi de encontro ao que se tem dito: Marcelo (Rio Ave) e Raphinha estão garantidos, mas só para 2018/2019.

«É do conhecimento público o que será o futuro deles para o ano no Sporting», disse, acrescentando: «São jogadores que não dependem de mim. São jogadores que os clubes que os têm não os querem libertar, e acordos que possam ter que eu não sei quais são. Portanto, se estamos à espera de algum reforço? Não, diretamente não. Não estamos à espera de ninguém, só se aparecer alguma surpresa na última hora porque às vezes no fecho do mercado isso acontece.»

No sentido inverso, o técnico leonino referiu que as saídas confirmadas até ao momento se devem ao facto de «os jogadores precisarem de jogar» e de ter de haver «um equilíbrio com quem entra e quem sai».