Na primeira etapa de montanha desde o início da Volta a França, o ciclista português José Azevedo terminou em 45º lugar, mas subiu dois lugares na classificação geral. O percurso desta quarta-feira foi ganho pelo espanhol Juan Miguel Mercado, mas foi o francês Cyril Dessel quem brilhou ao conquistar a camisola amarela e ao subir ao topo da classificação de montanha.
Na 10ª etapa do Tour, o português da equipa Discovery terminou integrado no pelotão a 7.23 minutos do vencedor. José Azevedo ocupa agora o 30º posto da classificação geral a 7.54 minutos do líder.
Mercado e Dessel percorreram os 190.5 quilómetros entre Cambo-les-Bains e Pau em 4h49m10s, menos 56 segundos do que o terceiro classificado, Inigo Landaluze. Os três corredores descolaram do pelotão perto do quilómetro 40, antes da primeira subida do dia.
Dessel de 32 anos, mostrou-se satisfeito por ser o primeiro francês, desde Thomas Voeckler em 2004, a conquistar a camisola amarela no Tour: «Tenho a camisola amarela e a camisola de montanha. Posso ficar satisfeito com o meu dia mesmo que não tenha ganho a etapa.»
O ciclista da equipa AG2R começou o dia a 3.50 minutos do anterior camisola amarela, Serhiy Honchar. O segundo classificado é agora Juan Miguel Mercado à frente do ciclista ucraniano Honchar.