O alemão Matthias Kessler, da equipa T-Mobile, venceu a terceira etapa da Volta a França e viu Tom Boonen, da Quickstep, vestir a camisola amarela na chegada à localidade holandesa de Valkenburg.
O ciclista português José Azevedo terminou a etapa na 35ª posição, incluído no grupo que perseguia Kessler. Com este resultado, o ciclista da equipa Discovery ascendeu ao 27º lugar da classificação geral, a 31 segundos do líder.
Kessler já havia «avisado» na etapa de segunda-feira, quando fugiu ao pelotão, mas foi alcançado a 100 metros da meta. Esta terça-feira, o alemão foi primeiro, mas ocupa ainda o 10º posto da tabela.
O campeão do mundo, Tom Boonen, subiu ao topo da classificação, apesar de ter chegado em quarto lugar no final da etapa. O ciclista da Quickstep tem um segundo de vantagem sobre o australiano Michael Rogers e cinco sobre o americano George Hincapie.
O anterior camisola amarela, o norueguês Thor Hushvold, terminou a 17 segundos do vencedor e caiu para o quarto lugar da classificação geral.
Os 216,5 quilómetros da etapa ficaram também marcados pelo abandono do favorito Alejandro Valverde. O ciclista espanhol, da equipa Caisse d'Erpagne, sofreu uma queda e foi obrigado a retirar-se depois de ter partido a clavícula direita.