A futebolista inglesa Lucy Bronze, do Manchester City, recebeu o prémio The Best 2020 para a melhor futebolista feminina do ano, sucedendo a Megan Rapinoe.
A jogadora de 29 anos, que atua como lateral-direito, venceu a Liga dos Campeões pelo Lyon em 2019/2020 e superou a concorrência da ex-colega de equipa, a francesa Wendie Renard, do Lyon – também campeã europeia – e da dinamarquesa Pernille Harder, atualmente no Chelsea após ter sido finalista vencida da Liga dos Campeões e campeã alemã em 2019/2020 pelo Wolfsburgo.
Bronze tem ascendência portuguesa, uma vez que o seu pai é lisboeta.
Todos os vencedores do «The Best FIFA» - Melhor Jogador Feminino:
2016 - Carli Lloyd
2017 - Lieke Martens
2018 - Marta
2019 - Megan Rapinoe
2020 - Lucy Bronze
Bouhaddi e Wiegman também galardoadas
O prémio de melhor guarda-redes feminina foi atribuído a Sarah Bouhaddi. A jogadora francesa de 34 anos do Lyon superou a concorrência da chilena do PSG, Christiane Endler, bem como da norte-americana do Chicago Red Stars, Alyssa Naeher.
Já o prémio de melhor treinador de futebol feminino foi ganho pela holandesa Sarina Wiegman, de 51 anos, selecionadora da Holanda. Wiegman superou os outros dois finalistas, Emma Hayes (treinadora do Chelsea) e Jean-Luc Vasseur (treinador do Lyon).
O onze feminino do ano
O onze feminino do ano, para o qual concorriam um total de 55 futebolistas – dez guarda-redes, 15 defesas, 15 médios e 15 avançadas – é este:
Guarda-redes: Christiane Endler (PSG);
Defesas: Lucy Bronze (Lyon), Wendie Renard (Lyon), Millie Bright (Chelsea);
Médios: Tobin Heath (Manchester United), Veronica Boquete (Milan), Barbara Bonansea (Juventus), Megan Rapinoe (OL Reign);
Avançados: Delphine Cascarino (Lyon), Viviane Miedema (Arsenal), Pernille Harder (Chelsea).